SAP certifica 104 internos e internas de unidades prisionais de Sobral em turmas de educação
12 de julho de 2024 - 10:13 #certificados #SAP #Sobral
Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Ascom SAP - Fotos
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização acredita na transformação que a educação pode proporcionar às pessoas privadas de liberdade. A oferta educacional dentro das unidades prisionais do Estado do Ceará significa para muitos internos a chance de reescrever sua história e seguir um novo rumo na vida para um futuro melhor.
A Coordenadoria de Educação da SAP, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), acaba de certificar 104 internos e internas habilitados a receber a certificação de conclusão do ensino médio. A certificação aconteceu na Unidade Prisional Regional de Sobral (UP-Sobral) e na Unidade Prisional Feminina de Sobral (UPFSobral).
Atualmente, são 3.686 internos e internas em salas de aula em cursos regulares de alfabetização, ensino fundamental e médio, além de 57 internos cursando ensino superior na modalidade EaD. Em 2018 esse número era de 1.821. Nos últimos 5 anos, o sistema saiu de 66 para 124 novas salas de aulas construídas nas unidades prisionais.
A diretora da Escola SESI de Sobral, Ana Araújo, fala sobre a importância da certificação. “Contribuir com a educação é sempre muito gratificante, principalmente com a educação de jovens e adultos do sistema prisional, lhes dando a chance de lidar com sonhos. Como já dizia Paulo Freire: se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Estamos propiciando a estes estudantes a possibilidade de mudar e buscar novos horizontes. O objetivo do EJA e do SESI é desenvolver o processo de formação humana, social, respeitar a cultura, experiência e conhecimentos adquiridos ao longo da vida dos estudantes complementando com valores, saberes técnicos e específicos”, disse.
O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, comemora mais uma certificação no sistema prisional. “Celebrando mais uma certificação de internos e internas, desta vez na região de Sobral, fruto da parceria exitosa com o SESI, que trabalha na formação continuada com a realidade profissional dos estudantes. É a SAP sempre trabalhando para garantir uma educação de qualidade e transformadora para as pessoas privadas de liberdade”, afirma.
O interno da Unidade Prisional Regional de Sobral (UP-Sobral), Wellington Araújo, agradece a oportunidade. “Gostaria de agradecer, em nome de todos os meus colegas que também estão concluindo o ensino médio e ressaltar que a educação transforma vidas. Hoje eu vejo a importância disso para escrever uma nova realidade e ser alguém melhor, não só para mim, mas para minha família também. Não imaginava que teria essa oportunidade dentro do sistema, mas estou aproveitando essa chance para crescer e mudar minha história”, disse.
A interna da Unidade Prisional Feminina de Sobral (UPFSobral), Valéria Pereira, comemora a conquista. “Quando entramos no sistema, a primeira coisa que pensamos é que a nossa vida acabou. Mas é outra realidade, pois aqui temos a oportunidade de crescer, adquirir conhecimento e mudar de vida. Obrigada por nos darem essa nova chance”, concluiu.