Comitiva cearense promove desenvolvimento sustentável na ONU em Nova York
23 de julho de 2024 - 11:30 #desenvolvimento #SDE #Setur
Líderes discutem iniciativas de energia renovável e atração de investimentos
Nessa segunda-feira, 22, o secretário da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, designado pelo governador Elmano de Freitas para representar o governo do Ceará em uma reunião com investidores na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, apresentou as muitas oportunidades de investimentos do Ceará, em especial na área de geração de energias renováveis e hidrogênio verde.
A agenda do encontro incluiu a transmissão de um vídeo institucional que destacou as inúmeras vantagens econômicas do estado do Ceará. Entre os pontos abordados estavam a geração de energias renováveis, especialmente solar e eólica, e a produção de hidrogênio verde. O vídeo também ressaltou a vantagem competitiva na logística proporcionada pelo complexo industrial e portuário do Pecém, que conta com uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Além disso, foram mencionadas as oportunidades no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), beneficiado pela chegada de 17 cabos submarinos que garantem a melhor latência nas Américas e pela presença de um cinturão digital que proporciona uma das melhores conectividades do Brasil.
Entre os presentes na apresentação do secretário Salmito Filho estavam representantes de fundos de investimentos e de empresas que atuam no mercado de energia globalmente. A comitiva do Ceará foi composta por Salmito Filho, pela secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; pelo presidente da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Ceará (ZPE), Fábio Feijó; pelo consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço; e pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses, José Wally Mendonça Menezes.
Durante o evento, foi anunciado com destaque na ONU o “World Summit on Energy Transition”, que acontecerá no Ceará nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, no Centro de Eventos. O anúncio consolida o Ceará como um importante polo mundial de eventos relacionados à transição energética.