Grupo de Trabalho (GT) de Emprego do G20 se reúne em Fortaleza para a 5ª reunião técnica

23 de julho de 2024 - 17:01 # # # #

Diana Vasconcelos - Governo do Ceará - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

As reuniões do GT acontecem durante dois dias e a antecedem o encontro ministerial

A quinta e última reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Emprego do G20 começou nesta terça-feira (23), no Centro de Eventos, em Fortaleza. Contando com 459 inscritos, o foco das discussões da manhã foi a Igualdade de gênero. “Um tema importantíssimo para nós. Não se trata somente de salário igual, mas de muitas coisas, como política de cuidado, de um conjunto de valores. (Tudo) em um processo democrático. Então, espero contar com todos vocês (delegados) nesse processo”, disse o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho na abertura do GT.

Os técnicos foram recebidos com apresentação musical do Maracatu Solar. As discussões do GT se iniciaram por volta de 9h. Entre as questões revisadas pelos delegados: a promoção de políticas para combater a discriminação contra as mulheres ao longo de suas carreira. Assunto que voltará à pauta do G20, nesta quinta-feira (24), ao fim da reunião técnica, ocasião em que a Coalizão Internacional para Igualdade Salarial (EPIC, na sigla em inglês) promove o evento “Vamos juntos acabar com as desigualdades salariais entre homens e mulheres, agora!”.

Além do debate sobre igualdade de gênero e promoção da diversidade no mundo do trabalho, o evento realizado na capital cearense examina estratégias para promover um Novo Contrato Social por meio do G20, com foco específico nas áreas de emprego decente e proteção social; analisa violações dos direitos trabalhistas e discute estratégias conjuntas para defender as normas trabalhistas fundamentais; além de tratar da reforma das instituições e da arquitetura financeira internacional.

“Esperamos construir a melhor declaração possível para colaborar com a cúpula do G20, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro”, destacou o ministro Luiz Marinho, acrescentando, “temos a necessidade de pensarmos os trabalhadores e trabalhadoras como sujeitos, sujeitos de direitos”.

A reunião do GT de Emprego segue até esta quarta-feira (24). Na quinta, se inicia a reunião ministerial, os encontros serão com ministros do Trabalho de todos os países que compõem o bloco. O governador Elmano de Freitas também estará presente na abertura das reuniões ministeriais, às 8h.