125 professores concursados são convocados e nomeados para integrar a UVA
24 de julho de 2024 - 15:40 #convocação #ensino superior #nomeação #professores #UVA
Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom UVA e Rosane Gurgel - Casa Civil - Fotos
Profissionais vão reforçar atividades de todos os campi na Universidade Estadual Vale do Acaraú
O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (24), a convocação e nomeação de 125 professores concursados para integrarem a rede de ensino superior do Estado, por meio do corpo docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O anúncio foi feito durante o bate papo semanal com a população, nas redes sociais.
Em sua fala, o chefe do Executivo Cearense ressaltou que o compromisso com a educação no Ceará vai desde a base até o ensino superior. “É um passo muito importante termos as nossas universidades estaduais e as nossas universidades estaduais terem professores concursados. Quero parabenizar cada um que passou nesse concurso”, pontuou Elmano. “Fico muito feliz de estarmos consolidando, cada vez mais, as nossas universidades”, completou.
Alcançando uma área de influência sobre 55 municípios cearenses, e com um total de 7.358 alunos na graduação, considerando presenciais e Universidade Aberta do Brasil (UAB), a reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, comemorou as convocações. “Gostaria de agradecer a sensibilidade do projeto de expansão da universidades estaduais para o interior do Ceará. Estou muito feliz, porque isso garantirá, aos nossos estudantes da rede pública estadual, um melhor acesso a esses novos campi, e, com isso, vamos levar excelência e ensino de qualidade com a nossa universidade”, ressaltou ao interagir com o governador por meio de telefonema. Nas universidades estaduais do Ceará, 50% dos alunos são egressos da escola pública.
Os 125 professores convocados serão encaminhados para os quatro municípios com campi da universidade estadual.
O maior número de professores fica em Sobral, sede da UVA, que receberá 41 professores – que integrarão os cursos de Ciências Sociais; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Química e Zootecnia.
O campus de São Benedito receberá 39 professores para seus cursos de Administração, Agronomia e Pedagogia.
Com os campi ainda em obras, no entanto funcionando em prédios temporários, os campi de Camocim e Acaraú também foram contemplados com a convocação. Camocim, que está com 80% das obras do campus concluídas, receberá 23 professores para seus cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca. Já o campus de Acaraú, com 40% das obras concluídas, receberá 22 professores para os cursos de Pedagogia e Agronomia.
A expansão da UVA ressalta o compromisso de ofertar novas formações que não apenas atendam às particularidades regionais, mas também promovam o desenvolvimento econômico e social dessas áreas, impulsionando setores fundamentais para a economia local.