G20 promove reunião de secretários do Trabalho de todo o país

24 de julho de 2024 - 10:43 # # # # #

Érica Barroso - Governo do Ceará - Texto
Guilherme Freite - SET - Fotos

O Centro de Eventos sediou a 137ª Assembleia Geral do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset)

Parte da programação paralela do GT de Emprego do G20, que acontece no Ceará esta semana, o Centro de Eventos sediou a 137ª Assembleia Geral do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset). A reunião marcou a celebração de 35 anos do colegiado que busca fortalecer a participação dos estados na discussão de estratégias de promoção do emprego e do desenvolvimento econômico do Brasil.

O pano de fundo para os debates, segundo o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, é um processo de reconstrução da pasta. “Nós temos a responsabilidade de planejar esse processo, de como reconstruir e organizar, para enxergar uma linha de horizonte onde a gente possa ter um futuro mais vigoroso para todos nós e para o tema Trabalho, com capacitação, qualificação e temas como a Escola do Trabalhador 4.0”, observou.

A agenda envolveu secretários e representantes de 20 estados e do Distrito Federal, que trouxeram suas realidades no âmbito estadual e contribuíram para o debate coletivo sobre novas formas de organização e distribuição de competências para apoiar o Ministério na execução de políticas públicas, além das pautas de Qualificação Social e Profissional, gestão da rede SINE, primeiro emprego e questões pertinentes à gestão orçamentária.

“O objetivo do Fórum é justamente coletar informações dos estados para que possamos contribuir na construção de uma política nacional e o G20 é um ambiente de discussão propício para isso. E, com a presença do ministro hoje, foi importante esse direcionamento nacional para que os estados possam se organizar nas suas pautas”, avaliou Thales Mendes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF e presidente do Fonset.

Uma significativa deliberação do grupo foi a necessidade da realização de uma Conferência Nacional do Trabalho, com etapas municipais e estaduais. Para Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Ceará e membro da Diretoria do Fonset, a iniciativa seria fundamental como processo de escuta da sociedade. “Como resultado dessas conferências, um esforço para a implementação de sistemas de Trabalho, ou seja, para a criação de órgãos gestores onde não houver, de fundos municipais e estaduais e os respectivos conselhos de participação popular da sociedade civil”, complementou Viana.