G20 no Ceará: GT de Emprego formula diretrizes para mitigar problemas no mundo do trabalho

25 de julho de 2024 - 08:53 # # # #

 Elizeuda Lobo - Governo do Ceará - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

As propostas serão levadas à reunião ministerial desta quinta-feira (26)

O Grupo de Trabalho (GT) de Emprego do G20 se reuniu novamente nesta quarta-feira (24). O encontro está sendo realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, e conta com representantes das maiores economias do planeta, representantes dos trabalhadores, empresários, poder público e organismos multilaterais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre outras.

As diretrizes para um mundo do trabalho mais inclusivo e decente para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza; a promoção de uma transição justa no processo de transformações digitais e energéticas; o uso de tecnologias como caminho para a melhoria da qualidade de vida de todos; a igualdade de gênero e a promoção da diversidade no mundo do trabalho, estão no cerne das discussões que tiveram início na terça-feira (23). Os debates vão contribuir na formulação de um documento com as proposições consensuadas pelos técnicos e será apresentado na reunião do dia 25 de julho, para o endosso dos ministros do Trabalho de todos os países envolvidos, coroando as atividades desenvolvidas no encontro.

A declaração formulada pelo Grupo Técnico (GT) do G20 será anexada aos demais documentos similares dos outros GTs na cúpula de chefes de estado, que acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, quando acaba a vigência da presidência do Brasil no G20.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o Brasil tem boas expectativas com relação ao que está sendo pactuado no G20, especialmente no que se refere ao emprego decente e na construção de estratégias conjuntas em defesa das normas trabalhistas fundamentais. “Nós esperamos que a resolução do G20 venha avalizando o que o Brasil propõe e que a gente esteja, conjuntamente, combatendo um trabalho precário, forçado, exploração da mão da obra infantil e a busca da construção do conceito de trabalho decente em todos os ambientais de trabalho”, pontua Marinho.

A reunião ministerial será concluída na próxima sexta-feira (26), com a adoção da Declaração de Ministros. A agenda também prevê intervenções de Chefes de Delegação sobre igualdade de gênero e promoção da diversidade no mundo do trabalho, o uso de tecnologias como um meio de melhorar a qualidade de vida de todos.