Serpente jiboia é resgatada pelos bombeiros militares em escola de Maranguape
25 de julho de 2024 - 14:50 #jiboia #Maranguape #prevenção #resgate
Ascom SSPDS - Texto e Foto
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa terça-feira (23), uma jiboia em Maranguape – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado. A serpente foi contida por um vigilante de uma escola, que comunicou o fato à direção do estabelecimento e esta acionou a equipe da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia/ 2º BBM). A cobra foi resgatada em segurança e devolvida ao habitat natural. Ninguém ficou ferido.
Por volta das 7h49, uma composição da 1ª Cia do 2º BBM recebeu um chamado para realizar o resgate de uma cobra no bairro Pau Serrado, em Maranguape (AIS 24). Conforme o solicitante, a serpente foi encontrada e contida por um vigilante de uma escola estadual com uma caixa plástica, telhas e pedras. Ele comunicou o fato à direção do estabelecimento e esta acionou os bombeiros militares, por meio do número 193. De posse das informações, os bombeiros militares diligenciaram até o local indicado.
O comandante do 2º BBM, tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, elogiou a iniciativa do vigilante e ressaltou a importância de acionar os profissionais especializados. Mesmo com a serpente contida, os bombeiros seguiram protocolos de segurança: examinaram a jiboia, para garantir que não estivesse ferida, e a prepararam para o transporte. Após os procedimentos, a serpente foi encaminhada para uma área de preservação ambiental, longe de zonas urbanas.
Prevenção
Ao avistar uma serpente, mantenha-se sempre distante e, se possível, registre a mesma com uma fotografia e/ou vídeo. Logo depois, acione os bombeiros militares por meio do número 193. Cerca de 70% dos animais resgatados no Estado do Ceará são serpentes.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.