Mês da Primeira infância tem programação formativa e de muita brincadeira nos equipamentos sociais
2 de agosto de 2024 - 15:43 #equipamentos sociais #Mês da Primeira Infância #SPS
Ascom SPS - Texto e Fotos
A programação segue durante todo o mês de agosto com encontros regionalizados e capacitações para técnicos dos 184 municípios
“O mês da Primeira infância é uma forma de lembrar a sociedade da importância de cuidar das nossas crianças. Precisamos todos nos unir nesta missão e dar os subsídios necessários para que os nossos meninos e meninas se desenvolvam integralmente”, destaca a titular da Secretaria da Proteção Social (SPS) e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana. A fala dela é sobre a programação diversificada que a SPS executa ao longo de agosto, o mês da primeira infância. A ideia é mostrar a intersetorialidade do Mais Infância e as ações que vêm sendo desenvolvidas em diversas frentes no Ceará.
A programação iniciou nesta quinta-feira (01), em Barbalha, no Hotel das Fontes, com o primeiro dos 11 Encontros Regionalizados de sensibilização sobre as ações voltadas para crianças com deficiência e suas famílias. O evento durou todo o dia e reuniu representantes de 28 municípios do Cariri.
Durante todo o mês, a SPS vai realizar diversos encontros nas Regiões da Grande Fortaleza, Cariri, Maciço do Baturité, Sertão de Sobral, Vale do Curu, Litoral Oeste, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Centro Sul, Litoral Norte, Serra da Ibiapaba, Sertão dos Crateús, Sertão de Canindé e Sertão Central.
>>> Confira a programação aqui
Na próxima segunda-feira (5), inicia o Seminário “Olhares Interlaçados para a Primeira Infância, que ocorrerá até a próxima sexta-feira (9), em Fortaleza.
A coordenadora do Programa Mais Infância, Dagmar Soares, ressalta que nos seminários serão discutidos temas pertinentes à temática da infância. “Vamos abordar a importância dos cuidados necessários para as crianças com deficiência e dos cuidados que os pais devem ter com o tempo de uso de telas feito por suas crianças. Também vamos trazer a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e capacitar os técnicos dos 184 municípios durante todo este mês de agosto”, reitera Dagmar Soares.
Integração
Diversos equipamentos da SPS também vão trazer a primeira infância para o centro das atividades. Nos Complexos Sociais, há programação com brincadeiras, palestras e saídas culturais.
Na Cidade Mais Infância, além de uma programação temática, haverá uma campanha de doação de potes para o aleitamento humano. O material pode ser doado na Cidade Mais Infância, que fica dentro do Centro de Eventos e que receberá neste mês, diversas atividades abordando a temática dos direitos das crianças.