Jovem Senador: estudante sobralense representa o Ceará em vivência legislativa no DF

6 de agosto de 2024 - 11:03 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Ascom Consed - Fotos

A estudante Maria Eduarda Sousa Rodrigues, que cursa a 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ayres de Sousa, em Sobral, participou nesta segunda-feira (5) da cerimônia de diplomação e posse dos Jovens Senadores, em Brasília-DF. A solenidade fez parte da agenda do Programa Jovem Senador, do Senado Federal, que proporciona a vivência de uma semana de atividades legislativas na capital do país, a 27 alunos do Ensino Médio de escolas públicas, sendo um representante de cada estado, após seleção realizada por meio de um concurso de redação. A vivência ocorre entre os dias 5 e 9 deste mês. Em 2024, o tema para nortear as produções textuais foi “Os 200 anos do Senado Federal e os desafios para o futuro da democracia”.

>>> Acesse a redação vencedora pelo estado do Ceará

Em comparação com o ano anterior, em 2024 o Ceará teve o maior número de escolas inscritas no programa. Foram 306 unidades de ensino participantes nesta edição, sendo que em 2023 foram 241.

A seleção dos jovens senadores que representam seus estados ocorre em etapas. Primeiro, a escola realiza internamente o concurso de redação e elege o texto que vai representá-la na fase estadual. Em seguida, as Secretarias Estaduais de Educação escolhem, entre as redações recebidas, as três melhores para enviar ao Senado Federal. Cabe à Casa Legislativa a seleção final, que aponta as 27 redações vencedoras. A etapa escolar no Ceará contou com a participação de centenas de estudantes que, com a orientação dos professores, desenvolveram pesquisas, estudos e discussões sobre o tema.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.