Projeto Patrimônio para Todos percorre novos bairros de Fortaleza com ações educativas para reconhecimento de bens culturais

6 de agosto de 2024 - 14:07 # #

Ascom Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho - Texto e Foto

Mais de 100 jovens serão envolvidos na iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

A partir desta segunda-feira (5), o Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias, iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), realizará uma nova série de oficinas de educação patrimonial em cinco bairros da periferia de Fortaleza. São eles: Dias Macedo, Vila União, José de Alencar, Planalto Ayrton Senna e Antônio Bezerra. As oficinas serão ministradas por 10 facilitadores formados(as) pela EAOTPS e atingirão mais de 100 jovens moradores(as) dos bairros contemplados. Durante as aulas, os(as) participantes das oficinas realizarão uma pesquisa de campo que irá identificar e difundir de forma colaborativa as referências culturais presentes nos bairros contemplados.

“São os próprios moradores, a partir das suas vivências e relações com o bairro, que apontam o que entendem que deve ser considerado um patrimônio em seus territórios, que podem ser lugares, costumes, lendas, saberes e fazeres e personalidades populares que denominamos guardiões das memórias”, ressalta Hannah Mariah, coordenadora do Projeto.

Além de desenvolver nos(as) participantes habilidades relacionadas à educação patrimonial, as oficinas ensinam conhecimentos sobre produção textual, uso das novas tecnologias digitais, linguagem audiovisual e uso das redes sociais para divulgação dos bens culturais que serão identificados. Durante a pesquisa de campo, os(as) participantes realizam entrevistas com moradores(as) e visitas para o registro das referências culturais. O resultado do trabalho é divulgado no perfil do instagram @patrimonioparatodos.

Ao todo, o PPT já identificou e registrou mais de 600 referências culturais, envolvendo mais de 1500 jovens. Este ano, os participantes do projeto serão selecionados pelas escolas estaduais de tempo integral dos bairros. “A gente pretende fazer com o que o PPT inspire uma política pública de educação patrimonial, envolvendo as secretarias da Cultura e da Educação. Já estamos em articulação para possibilitar isso futuramente”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.

Mais sobre o PPT: o Projeto é uma iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e tem o intuito de sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente na cidade. Este ano, o Patrimônio para Todos tem como tema “Patrimônios Afetivos” e focará em bens, saberes e fazeres culturais que tenham uma relação de pertencimento com as comunidades locais. O PPT já foi reconhecido nacionalmente em 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Prêmio Inventários Participativos.

Sobre a EAOTPS: A Escola de Artess e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).