Encontro Regionalizado valoriza impacto do programa Criança Feliz no desenvolvimento infantil
13 de agosto de 2024 - 11:27 #Proteção Social #SPS
Ascom SPS - Texto e Foto
O evento destacou a importância do afeto e da brincadeira para crianças com deficiência
“No início, ele tinha medo das visitas, pois estranhava a presença de pessoas que não conhecia, e evitava brincar com tinta. Hoje, ele já não demonstra mais esse receio”, comenta Cristina Alves, moradora de Maranguape, e mãe do pequeno Anthony (4), sobre as visitas domiciliares realizadas pelos profissionais do programa Criança Feliz.
Mãe e filho participaram, nesta segunda-feira (12), do Segundo Encontro Regionalizado do Mês da Primeira Infância, que destacou o trabalho com crianças com deficiências ocultas. O evento, realizado no auditório da Secretaria da Proteção Social (SPS), reuniu profissionais do Criança Feliz e pais de crianças beneficiadas pelo programa.
“Anthony é uma criança com autismo e enfrentava algumas dificuldades. Hoje, após quatro meses de visitas da Caroline em nossa casa, já percebo uma mudança significativa no comportamento dele. Ele está bem mais sociável, e isso reforça a importância, tanto desse programa, quanto do encontro de hoje”, ressalta Cristina.
O encontro visou sensibilizar para o desenvolvimento de crianças, promovendo uma abordagem que valoriza suas potencialidades em vez das dificuldades. “Enfatizamos a importância do afeto, do cuidado e das brincadeiras, mostrando que, com atividades simples, podemos e devemos impulsionar o desenvolvimento das crianças, incluindo aquelas com deficiência, tirando elas de frente das telas e estimulando a cognição”, explica Dagmar Soares, coordenadora do Mais Infância Ceará.
Caroline de Sousa, visitadora do Criança Feliz, relata que Anthony demonstrou um grande potencial de desenvolvimento. “No começo, ele era um pouco arredio e tinha o que chamamos de ‘gastura’ com alguns materiais, especialmente tinta e papel. Mas, com paciência, conseguimos ganhar a confiança dele, criando um trabalho de criatividade e fortalecimento de vínculos com a mãe e o pai”, destaca.
A resposta de Anthony às visitas foi tão positiva que ele agora espera ansiosamente pelas que virão. “Ele criou um vínculo afetivo com a visitadora e, graças a essa relação de confiança, foi, aos poucos, se interessando por novas brincadeiras”, reflete Cristina. Hoje, ele se comunica melhor e demonstra avanços significativos em seu comportamento. “Esse programa é maravilhoso”, enfatiza a mãe de Anthony.
Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz é uma iniciativa que apoia lares com crianças de até seis anos, fornecendo recursos para promover o desenvolvimento integral dos pequenos. Por meio de visitas domiciliares às famílias inscritas no Cadastro Único, as equipes do programa acompanham os responsáveis, fornecendo orientações que fortalecem os vínculos familiares e comunitários. No Ceará, o programa é administrado pelo Mais Infância Ceará, garantindo que a política pública federal seja adaptada às necessidades locais.
Os visitadores são capacitados em diversas áreas, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos e cultura, assegurando uma troca constante e enriquecedora com os participantes. Assim, o programa contribui para a formação de novas gerações e fortalece a luta pelo progresso social. Para participar do Criança Feliz, é essencial que as famílias mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único.