Aesp e Supesp iniciam Curso de Análise Criminal para profissionais de dados

22 de agosto de 2024 - 10:09 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Um curso de Análise Criminal foi iniciado, nesta quarta-feira (21), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). O treinamento é voltado a profissionais de dados ligados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e às forças vinculadas. A turma é composta por 35 alunos e é resultado de uma parceria entre a Aesp e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Promovido pela Academia, o curso tem coordenação da Supesp e teve proposta pedagógica elaborada pela Diretoria de Estratégia (Diesp) e pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Gessp) da superintendência. Uma palestra do superintendente da pasta, Nabupolasar Alves Feitosa, marcou a aula inaugural.

Essa qualificação segue o objetivo de proporcionar uma compreensão abrangente dos principais conceitos e técnicas de análise criminal para apoiar a tomada de decisões na elaboração de políticas de segurança pública para a redução dos índices criminais de maneira eficaz. Além das aulas na Aesp, a turma deve cumprir visita técnica às instalações do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) à Supesp, além da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e unidades de Inteligência ligadas aos órgãos de Segurança Pública.

Entre as disciplinas ministradas estão Introdução à Análise Criminal, Métodos Estatísticos Aplicados à Segurança Pública, Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública, Geoprocessamento Aplicado à Segurança Pública, Introdução à Atividade de Inteligência e Prática em Análise Criminal.

Curso tem mais de 50 horas-aula

O monitor da qualificação é o capitão Júlio César. Segundo ele, os profissionais formados devem estar aptos a utilizar até mesmo técnicas de geoprocessamento. “Nosso curso vai ter 60 horas, passando pelas disciplinas de Introdução, Análise Criminal, Análise Estatística, Geoprocessamento… Teremos disciplina de Inteligência Policial. Os alunos são de todas as vinculadas. E a gente espera formar analistas criminais, que utilizam técnicas de geoprocessamento, de análise de dados, para que possa contribuir com o trabalho dos analistas de cada vinculada”, detalhou.

Oficial da PMCE indica pontos positivos do curso

Um dos alunos da turma é o tenente-coronel Milton Sampaio, da PMCE, atualmente lotado na Coordenadoria Geral de Operações (CGO). “Nós cuidamos das operações dos grandes eventos na Polícia Militar, no âmbito de toda Polícia Militar. Então, em relação ao curso de Análise Criminal, eu saúdo a Supesp, que teve a iniciativa de chancelar esse curso juntamente com a Aesp. As minhas expectativas são as melhores possíveis”, indicou o oficial.

“Normalmente, a gente precisa trabalhar a parte de diagnóstico antes de dar início a qualquer planejamento para, enfim, executar as ações de combate ao crime de manutenção da ordem pública, como nos manda muito bem a nossa Constituição Federal. E lembrando aquela frase do Abraham Lincoln, que foi atribuída a ele: “Quando o estrategista erra, o soldado morre”. Para que não morra o soldado, tampouco ninguém da população cearense, nós precisamos de algo desse tipo aqui, desse curso de análise criminal, para fazer um vídeo de diagnóstico decente, criar uns cenários, mais ainda bem elaborados para que a gente possa, enfim, servir a população como a população merece”, complementou.