Fórum dialoga sobre o apoio aos pequenos negócios

23 de agosto de 2024 - 11:21 # # #

Ascom Adece - Texto e Fotos

Nesta quarta-feira (21), o Sebrae/CE recepcionou os membros do Fórum Estadual das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará (FMEPP/CE), que realizaram a sua 54ª Reunião Ordinária de 2024, com a presença do secretário interino do Trabalho, Renan Ridley, além dos demais membros do Fórum.

O encontro teve o objetivo de compartilhar as iniciativas do governo através dos Comitês Temáticos um dos temas do comitê apresentado (Acesso aos Mercados) foi fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL), seguindo do outro tema como apresentar as formas de participação dos pequenos negócios nas compras do Governo do Ceará.

Para tanto, a assessora técnica da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Luana Bandeira, apresentou o Impulsiona Ceará e o gestor do Portal de Compras do Governo do Ceará, Valdir Augusto, abordou sobre o funcionamento do Portal que realiza as compras para todo o estado.

Como encaminhamento, deliberou-se a proposta de realizar um levantamento dos itens disponíveis do Plano Anual de Compras Governamentais do Ceará, da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), cruzando as informações com os produtos/serviços viabilizados pelos APLs existentes no Ceará. O objetivo é estimular o cadastro de produtores dos APLs no Sistema de Compras do Estado, esclarecendo as vantagens e os motivando de se tornem fornecedores.

Durante o evento, o secretário Renan Ridley destacou o papel do micro e pequenos empreendimentos no Ceará. “Este segmento é fundamental da distribuir e circular a economia no nosso estado, bem como para a geração de empregos. Estaremos sempre próximos, incentivando o desenvolvimento e crescimento desses empreendedores”, complementa.

Sobre o Fórum

O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará, instituído em 2011, é presidido pela Secretaria do Trabalho (SET) e realiza articulação entre os agentes públicos e privados de forma a estimular o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Ceará. Atualmente são 27 instituições participantes, como secretarias e autarquias estaduais, Sebrae, Alece, Aprece, bancos públicos e federações.