“O Gigante do Mata Galinha” vence Festival de Curtas Flávio Migliaccio na categoria Melhor Documentário

25 de agosto de 2024 - 14:42 # # # # #

Ascom Casa Civil - Texto Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

Rosane Gurgel e Roberto Leite são os produtores de “O Gigante do Mata Galinha”. Rosane também assina a direção

“O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de Histórias do Castelão” é o vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Curtas Flávio Migliaccio. Ele superou outras quatro obras indicadas, duas do Mato Grosso e duas do Rio de Janeiro. Antes, já tinha superado uma seleção com 105 documentários inscritos. Sob a curadoria do cineasta e produtor Paulinho Sacramento, o Prêmio foi entregue no Rio de Janeiro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), nesse sábado (24), A cerimônia homenageou ainda os atores Osmar Prado e Othon Bastos.

“O Gigante do Mata Galinha” é uma produção do Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará e tem produção de Roberto Leite e Rosane Gurgel, com direção da própria Rosane Gurgel. “Essa conquista sacramenta o trabalho sério que o Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará vem fazendo, sempre focando em destacar as movimentações culturais e sociais do estado, assim como as ações efetivas do Ceará. A Arena Castelão faz parte do dia a dia do cearense desde 1973 e optamos por contar todas as histórias que fazem parte da história maior deste equipamento”, frisa Roberto Leite, produtor do documentário e gestor do Núcleo de Conteúdo da Coordenadoria de Comunicação da Casa Civil do Governo do Ceará.

Este foi é o segundo festival no qual o documentário foi indicado. A primeira vez foi quando foi selecionado para o Brazil New Visions Film Festival, festival de cinema para produções nacionais e internacionais.

A produção foi lançada em 2023, por conta dos 50 anos da Arena Castelão, em novembro, e exibida em TV aberta e nas redes sociais do Governo do Ceará. “Já estava em êxtase porque fomos selecionados dentre 105 filmes inscritos de todo o Brasil no Festival, ficar em primeiro lugar na categoria documentário, ainda mais ser o único filme cearense na listagem dos 12 filmes premiados, mostra como o audiovisual cearense é diverso, competente e está ganhando mais visibilidade”, destacou Rosane Gurgel, diretora do documentário.

Com duração de 21 minutos, o documentário está disponível gratuitamente no YouTube do Governo do Ceará. Veja o filme na íntegra: