Sistema Socioeducativo e Setor Empresarial de Sobral promovem diálogo sobre oportunidades de trabalho para jovens

30 de agosto de 2024 - 08:52 # # # # #

Ascom Seas - Texto e Fotos

Nesta quarta-feira (28), o auditório do Sesi/Senai em Sobral foi palco do evento “Diálogos: Aprendizagem no Sistema Socioeducativo”, uma iniciativa promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), Ministério Público do Trabalho e Emprego, Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e Secretaria da Proteção Social (SPS). O evento teve como principal objetivo, sensibilizar empresários locais para a inclusão de jovens em cumprimento e pós-cumprimento de medidas socioeducativas nas cotas do programa Jovem Aprendiz.

A juíza Kathleen Nicola Kilian, titular da Vara da Infância e Juventude de Sobral e colaboradora do GMF, teve papel de destaque no evento. Reconhecida por sua atuação em prol da cidadania e pelos resultados positivos das Audiências Concentradas no Sistema Socioeducativo de Sobral, a magistrada reforçou a importância de criar oportunidades concretas de reintegração social para os jovens.

O evento foi aberto com uma exposição de arte produzida por socioeducandos, seguida por uma apresentação musical de Samuel Sam. O cerimonial foi conduzido por um jovem que, atualmente, cursa o ensino superior e é contratado pela ONG Luta pela Paz.

No primeiro bloco, foram discutidos temas centrais para o fortalecimento do sistema socioeducativo. O superintendente da Seas, Roberto Bassan, destacou as parcerias institucionais e os avanços na escolarização e profissionalização dos jovens, com ênfase na retomada do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC). Além do superintendente, o evento contou com a presença da coordenadora do POC, Ligiane Morais; do assessor técnico do eixo de profissionalização da Seas, Frans Beno; da auditora do Ministério do Trabalho, Raquel Studart; do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Bruno Gomes; do defensor público, Rafael Teixeira; e da representante da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS), Gabriela Araújo.

O segundo bloco do evento foi marcado por uma roda de conversa entre representantes de organizações como a ONG Luta pela Paz, CIEE, Sesi, Senai, Senac e o programa Primeiro Passo. Durante o diálogo, foram discutidas práticas e estratégias para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, promovendo o compartilhamento de experiências e a construção conjunta de soluções.

O evento foi encerrado com a entrega de currículos dos jovens aos empresários presentes, representantes das empresas e entidades de Sobral, como Grendene, UNINTA, Faculdade Luciano Feijão, Unimed e Guanabara, e pela assinatura de uma Carta Aberta de Compromisso com o Sistema Socioeducativo.

A presença do setor empresarial, aliada ao apoio institucional, evidenciou a importância da colaboração mútua para promover oportunidades de aprendizagem e trabalho para os jovens. Vale ressaltar, ainda, que a Justiça do Trabalho do Ceará segue engajada na divulgação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que engloba 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação promovida em Sobral está alinhada com o ODS nº 16, que tem como objetivo a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.