SOP discute plano de ação para intervenções no Anel Viário de Fortaleza
2 de setembro de 2024 - 13:18 #Anel Viário #intervenções #obras #Plano de Ação #SOP
Ascom SOP - Texto e Fotos
A partir da ordem de serviço da retomada da obra do Anel Viário de Fortaleza, assinada pelo governador Elmano de Freitas no último dia 23, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) iniciou uma série de tratativas junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), ao Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e ao consórcio construtor para planejamento de desvios e bloqueios temporários para o andamento dos trabalhos.
A intenção é elaborar um plano de ação relacionado às intervenções que serão necessárias na região, visando definir os desvios do trânsito em trechos específicos, a sinalização necessária, o policiamento e outros pontos importantes para a segurança viária e melhoria do fluxo de veículos durante a execução da obra.
“Assim que o plano de ação estiver aprovado por todos os órgãos envolvidos, informaremos com antecedência à população sempre que algum desvio for necessário, dando alternativas de rota para os motoristas que trafegam pela região afetada. A nossa intenção é trazer o mínimo possível de transtorno para o cidadão que utiliza a rodovia”, avisa Ilo Santiago, superintendente adjunto de Rodovias da SOP.
As rotas de desvio serão comunicadas por meio da imprensa e dos canais da SOP na internet: sop.ce.gov.br e www.instagram.com/sop_ce.
A ampliação da capacidade do Anel Viário é fundamental para o fortalecimento do corredor logístico na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), proporcionando uma conexão mais eficiente com vias federais como a BR-116, BR-020 e BR-222, e ainda, facilitando o transporte de mercadorias entre os portos do Pecém e do Mucuripe.
A obra recebe investimentos da ordem de R$ 97 milhões, composto por recursos federais de R$ 80,5 milhões, somados à contrapartida do Tesouro Estadual de R$ 16,5 milhões.
Serão realizados os serviços de conclusão de 6,2 km de restauração das pistas principais da CE-010, a pavimentação de 21,2 km de acostamento, a pavimentação de 6,1 km de faixa de segurança, a pavimentação de 28,7 km de ciclovias, a execução das alças nas interseções com a CE-060 (próximo a Centrais de Abastecimento do Ceará – Ceasa) e CE-065, a execução dos acessos ao Conjunto Nova Metrópole, e a implantação de nove retornos ao longo de todo o trecho, assim como a execução dos seus respectivos sistemas de drenagem e sinalização da via.