Alunos da primeira turma do projeto Geração Tech concluem curso de desenvolvimento web full stack
4 de setembro de 2024 - 18:17 #capacitação #desenvolvimento web #Geração Tech #tecnologia
Ascom Adece - Texto e Fotos
Cerca de 350 jovens participaram de uma manhã de celebração após a conclusão do curso de desenvolvimento web full stack, contemplando participantes em Fortaleza e no interior do Estado, nas modalidades presencial e on-line, por meio do projeto Geração Tech. A cerimônia aconteceu na Casa da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), parceira da iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará).
Durante a cerimônia, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, enalteceu o papel estratégico do programa para a formação dos profissionais, tendo em conta as demandas apresentadas pelas empresas. “O Geração Tech proporciona a capacitação de jovens para atender a uma necessidade que não é só da indústria, mas de todo o setor produtivo. O desenvolvimento na área tecnológica não tem volta. Fortaleza é a segunda cidade mais conectada do planeta. Temos seis data center e estão chegando mais. O Ceará tem se destacado como um hub de tecnologia e o Geração Tech é fundamental para garantir que tenhamos profissionais qualificados para sustentar esse crescimento. Fico muito feliz de estar aqui nessa formatura e ver que o sucesso desses alunos é a prova de que estamos no caminho certo do futuro”, sublinhou.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, destacou que a solenidade marca não apenas o fim de um curso, mas o início de algo muito maior: o protagonismo dos jovens no mundo da tecnologia. Ela afirmou que a parceria da Adece para a realização do curso foi fundamental e ressaltou que o programa, além de qualificar profissionais para um mercado em constante crescimento, proporciona a muitos cearense a oportunidade de mudar a sua trajetória de vida.
“Agradeço à Adece pela parceria e também a todas as pessoas que trabalharam para que esse projeto virasse realidade. “Parabéns a vocês (alunos) por se dedicarem e se doarem para realmente ter esse processo de transformação na vida de vocês. Seguimos firmes e fortes nessa jornada. Obrigada a todos”, declarou.
O diretor de fomento da Adece, Luís Eduardo Barros, participou da solenidade representando o presidente da entidade, Danilo Serpa. Ao ler mensagem de Danilo, Barros afirmou que a formatura da primeira turma do programa representa o sucesso do projeto e a realização de muitos sonhos.
“A Adece vem entrando em contato com as empresas beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial, o FDI, no intuito de informar que o Estado conta com aproximadamente 350 jovens já capacitados pelo Geração Tech prontos para o mercado de trabalho. Transformar a vida das pessoas, trazendo dignidade por meio da educação e oportunidade de trabalho, é uma das orientações do governador Elmano de Freitas. E o sucesso na primeira fase da Geração Tech é o nosso combustível para continuar seguindo em frente. Parabéns a todos e a todas. Sintam-se abraçados e muito obrigado!”, transmitiu Luís Eduardo.
Marcada por depoimentos e momentos de emoção, a cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos jovens que testemunharam a conclusão da capacitação e, com ela, as novas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. “Quando eu me inscrevi no Geração Tech, eu não fazia ideia de quanto ele ia transformar a minha vida. Eu cresci em Mulungu, uma cidade pequena, onde as oportunidades sempre são poucas. Mas esse projeto alcançou várias cidades por meio do on-line, o que foi maravilhoso. Para mim, foi muito mais que um curso. Foi uma descoberta de quem eu sou e de quem eu quero ser. Eu percebi que amo mais a tecnologia do que eu imaginava e que, sim, eu posso fazer a diferença por meio dela. Hoje, eu digo que com certeza quero ser programadora”, comentou a nova desenvolvedora full stack, Ysla Martins.
O depoimento de Diego Araújo constatou o caráter inclusivo do programa. Deficiente auditivo, o estudante contou com suporte de tradutores de libra ao longo de toda a jornada. Na solenidade, Diego elogiou a iniciativa e relatou a satisfação por se sentir parte da “comunidade de tecnologia”. “Fiz amizades e sinto que agora pertenço a um grupo. Sei que essa capacitação irá abrir oportunidades no mercado de trabalho, independente da minha deficiência. Já comecei até a distribuir currículos”, pontuou.
O evento foi finalizado com a entrega dos certificados de conclusão do curso a todos os participantes presentes e a entrega de medalhas e prêmios aos 50 melhores alunos.