Governo recebe integrantes da Unesco, MEC e de órgãos de segurança e logística para reunião preparatória de eventos internacionais
6 de setembro de 2024 - 15:25 #Eventos internacionais #G20 no Ceará #Reunião preparatória
Joanna Cruz - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Foto
As reuniões ténicas e ministeriais do G20 e o Global Education Meeting (GEM) serão realizados em Fortaleza, de 29 de outubro a 1º de novembro
No próximo mês de outubro, o Ceará receberá diversas comitivas internacionais para dois grandes eventos para discutir o tema educação. O G20 terá sua última passagem pelo estado com as reuniões técnicas e ministeriais, coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC), nos dias 29, 30 e 31 de outubro, e, na sequência, o Global Education Meeting (GEM), evento organizado pela sede da Unesco, em Paris, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
Com objetivo de articular estratégicas relacionadas à logística e à segurança dos participantes das duas conferências internacionais, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Relações Internacionais (SRI), realizou uma reunião preparatória na manhã dessa quinta-feira (5), no Salão Oval do Palácio da Abolição. A diretora de Educação da sede da Unesco de Paris, Min Jeong Kim, participou da reunião que foi conduzida pela titular das Relações Internacionais, Roseane Medeiros.
“Os representantes da Unesco e do MEC vieram conhecer os nossos equipamentos para poder organizar os encontros paralelos pois as reuniões técnicas acontecerão no Centro de Eventos. Também está prevista uma visita a uma escola estadual. As forças de segurança são essenciais nessas reuniões preparatórias para tratar da logística e o acompanhamento das autoridades que estão previstas, tanto no G20 como GEM”, explicou a secretária Roseane.
Com o Brasil na Presidência do G20, o Ceará já recebeu encontros da Trilha de Finanças, com reuniões técnicas coordenadas pelo Ministério da Fazenda e Banco Central, e da Trilha Sherpas, com reuniões técnicas e ministeriais coordenadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O próximo encontro será o último do G20 no Ceará e inclui reuniões técnicas e ministeriais, organizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
“A gente quer exatamente repetir o sucesso que foram esses encontro do G20 porque todos ficaram satisfeitos com a nossa acolhida, com a programação paralela. Houve um jantar na Estação das Artes, visita à Pinacoteca, ao Museu da Imagem e Som (MIS), enfim. Tudo aconteceu de forma muito acolhedora, com diferencial cearense, e com a participação do governador Elmano de Freitas em todos eles”, lembrou a secretária.
Além de técnicos da sede da Unesco de Paris e de Brasília, participaram da reunião preparatória representantes do Ministério da Educação, da Comunicação Social da Presidência da República, representantes das secretarias das Relações Internacionais e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, membros da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Autarquia Municipal de Transito de Fortaleza (AMC), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Sobre o GEM
O Global Education Meeting (GEM) é um evento anual que reúne os ministros de educação dos países membros da Unesco e que este ano será complementar à programação do G20, acontecendo na mesma semana no Ceará. Clique aqui para saber mais. (https://www.unesco.org/sdg4education2030/en/articles/2024-global-education-meeting )
Sobre o G20
Com o tema “Brasil 2024, construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, o G20 terá três prioridades gerais: combate à fome, pobreza e desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e reforma da governança internacional.
G20 significa “Grupo dos Vinte”. O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional (acordo estabelecido pelos líderes na Cúpula de Pittsburgh, em setembro de 2009).
O grupo é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais (a União Africana e a União Europeia).
Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população do planeta.