Seplag define estratégias para implementar a plataforma Ceará 2050

7 de setembro de 2024 - 07:50 # # #

Raquel Mourão - Ascom Seplag - Texto
Dháfine Mazza - Seplag - Foto

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) deu início, na última quinta-feira (5/9), na Sala de Reuniões do órgão, a um ciclo de reuniões com secretarias estaduais para discutir a estratégia de implementação do Planejamento Estratégico Estadual de Longo Prazo (PLP) – Ceará 2050. O objetivo dos encontros é mapear os avanços realizados por cada setorial desde o lançamento do Ceará 2050, em 2017, e pactuar resultados.

Participaram do primeiro encontro representantes das secretarias envolvidas em programas estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do Ceará. A Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece) apresentou atualizações do Programa Ciência e Futuro, enquanto a  Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) informou sobre o andamento do Programa Segurança Hídrica no Semiárido. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) abordou os programas Riqueza do Mar e Mineração, Renda do Sol, Logística do Atlântico e Energia e Negócio. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) expôs a situação do Indústria 4.0.

O coordenador de Gestão Estratégica de Projetos (CGPro) da Seplag, Saulo Braga, destacou a importância da integração entre os órgãos para evitar a sobreposição de competências e a fragmentação das ações. “Estamos traçando diretrizes para aprimorar a governança interinstitucional e fortalecer a execução das políticas públicas”, afirmou, complementando que as secretarias se comprometeram a fornecer relatórios detalhados sobre os avanços alcançados até o momento.

Para a assessora especial do projeto Ceará 2050, Aparecida Façanha, a reunião é um espaço fundamental de diálogo e articulação, focado em avaliar a integração das ações formuladas nos níveis do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). “A Seplag, como órgão coordenador, atua junto às demais instituições do Poder Executivo e à sociedade civil organizada para garantir a execução e o acompanhamento das ações do governo de longo prazo. O encontro buscou conferir coerência aos processos decisórios e garantir uma coordenação estratégica entre os órgãos envolvidos.”

Entre os participantes estavam os servidores Patrícia Campos (SDE), Israel Maia e Rafaele Ribeiro (SRH), Adeline Lobão e Raisa Silvestre (Secitece), Joaquim Firmino e Elpídio José Borges (Seinfra).

Próximos passos

As reuniões continuarão nos próximos meses, com a participação de outras secretarias. O foco será manter o diálogo aberto, identificar novas oportunidades de cooperação e alinhar as prioridades estratégicas que garantirão o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado.