Equipes da Sefaz-CE participam de curso de Data Analytics com Knime

11 de setembro de 2024 - 12:12 # # # #

Carolina Mesquita - Ascom Sefaz - Texto
Layla Galvão - Foto

O treinamento para a utilização da nova ferramenta deve ajudar a otimizar e simplificar processos envolvendo grande volume de dados

A produtividade das equipes da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) que lidam com grande volume de dados em seus processos deverá aumentar em breve. Isso porque as áreas envolvidas passaram, entre os dias 02 e 12 de setembro, por uma capacitação da ferramenta Knime, adquirida para dar suporte à crescente demanda por análises avançadas de dados e automação de trabalhos.

Participaram do treinamento, realizado em duas turmas, com 30 horas de duração cada uma, 52 servidores da Coordenadoria de Monitoramento e Fiscalização (Comfi), da Coordenadoria de Pesquisa e Análise Fiscal (Copaf), da Coordenadoria de Arrecadação (Coart), do Contencioso Administrativo Tributário (Conat), da Coordenadoria Administrativo Financeira (Coafi) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip).

O coordenador da Comfi, Jorge Saboia, lembra que a Sefaz-CE lida com grandes volumes de dados relacionados à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), controle fiscal e monitoramento e fiscalização, de forma que o uso de ferramentas de análise de dados, como o Knime, facilita a tomada de decisões mais eficazes.

“A necessidade de uma ferramenta como o Knime também se alinha com os esforços da secretaria em modernizar e digitalizar seus processos, garantindo uma melhor governança e transparência fiscal. A capacitação dos servidores na utilização de soluções de ciência de dados e automação também ajuda a Sefaz-CE a acompanhar as inovações tecnológicas na administração pública”, destaca.

Saboia ainda pontua que o Knime, sendo uma plataforma de análise de dados de código aberto, permite criar fluxos de trabalho automatizados para análise de dados complexos, mineração de dados, aprendizado de máquina e integração de dados de diferentes fontes, por exemplo.

“Capacitar os servidores e colaboradores na ferramenta visa otimizar processos internos, reduzir custos operacionais, e aumentar a eficiência no monitoramento de inconformidades tributárias e na gestão de arrecadação tributária”, reitera.

Avaliação

O supervisor do Núcleo de Planejamento da Comfi, Cesar Barroso, foi um dos participantes do treinamento. Ele confirma que a ferramenta e o bom uso da mesma irá simplificar e otimizar diversos processos, aumentando a produtividade das equipes.

“Esse curso que a gente está fazendo é muito importante, porque é uma sinalização desse novo momento que nós estamos vivendo como Sefaz, de que agora o nosso trabalho está cada vez mais orientado para os dados. Então, nós precisamos de ferramentas para trabalhar com essa imensa massa de dados”, afirma.

Ele revela que as ferramentas disponíveis até então não estavam mais se mostrando eficazes diante dessa nova realidade. “O intuito é fornecer uma nova ferramenta para que nós, auditores, possamos, dentro de cada área que está aqui, aplicar essa nova ferramenta no trabalho com os dados e otimizar os nossos trabalhos, padronizar, simplificar”.

Apesar de uma capacitação curta, que abrange o básico geral da ferramenta, Barroso garante que já é o suficiente para as áreas começarem a utilizar de forma eficiente o Knime. Além disso, o auditor fiscal destaca que as equipes estão animadas com as novas possibilidades.

“Eu acho que, saindo daqui, a galera vai começar a brincar, se já não tiver começado a colocar a mão na massa. Eu digo por mim mesmo, já comecei a mexer. A ferramenta é simples, é bem intuitiva, então não tem muita dificuldade. É terminar aqui e começar a utilizar. Pelo que percebi, conversando com o pessoal, a galera está bem animada”, ressalta.