Saúde do Ceará promove capacitação sobre reabilitação de pacientes com fissura labiopalatina

12 de setembro de 2024 - 08:54 # #

Kelly Garcia - Ascom Sesa - Texto
Iza Machado - Sesa - Infografia

A Saúde do Ceará realiza, a partir do próximo sábado (14), o Curso de Atualização em Pacientes com Fissura Labiopalatina, que acontece de forma on-line.

A fissura labiopalatina é uma malformação craniofacial que consiste em uma abertura no lábio, no céu da boca (palato) ou em ambos. Ela ocorre quando o lábio e o palato não se fundem corretamente durante a gestação.

A formação, que ocorre em parceria com a Centro Universitário Christus (Unichristus), segue até o mês de novembro. O público prioritário é formado por profissionais ortodontistas e cirurgiões dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais e municipais do Ceará.

>>> Para se inscrever, acesse o formulário aqui

O curso terá a duração total de 20h, com a programação dividida em cinco módulos. Contará com especialistas de diversas áreas, proporcionando uma visão completa e atualizada sobre o manejo de pacientes com essa condição.

De acordo com o orientador da Célula de Saúde Bucal do Estado, Nalber Sigian, o principal objetivo é ampliar e qualificar o serviço de reabilitação para estas pessoas em todo o Ceará. “Temos o compromisso em descentralizar e regionalizar o atendimento, garantindo que os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de todas as regiões de saúde do estado possam oferecer um suporte adequado e especializado para reabilitar esses pacientes”.

O gestor ainda explica que o tratamento da fissura labiopalatina pede uma abordagem multidisciplinar. “Esse tratamento envolve desde cirurgias precoces até o acompanhamento odontológico especializado. Por isso, este curso é fundamental para preparar os profissionais que estarão à frente desse processo complexo e contínuo”, diz.

A reabilitação desses pacientes não se encerra com uma única intervenção, pois após as cirurgias, que começam ainda nos primeiros meses de vida, o acompanhamento profissional se estende até, aproximadamente, os 18 anos. “Durante esse tempo, a reabilitação odontológica é imprescindível para garantir o sucesso do tratamento e a qualidade de vida dos pacientes”, pontua.

Os pacientes com essa condição são atendidos pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para reabilitação odontológica nos CEOs regionais em todas as Regiões de Saúde do estado, no CEO centro, em Fortaleza e Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).