Campanha no metrô abre portas para ajuda a dependentes químicos

13 de setembro de 2024 - 08:00 # # #

Ascom Metrofor - texto e foto

A organização filantrópica Narcóticos Anônimos promove, a partir desta semana, no metrô de Fortaleza, campanha de divulgação de serviços de apoio a pessoas com dependência química. Por meio de abordagens individuais e entrega de panfletos, o NA visa alcançar dependentes ou familiares de dependentes químicos – pessoas que precisam de ajuda, mas não sabem por onde começar.

“Para o dependente químico muita vezes é difícil reconhecer sua condição, ou mesmo ter coragem de pedir ajuda, por isso, com essa divulgação no metrô, podemos alcançar o familiar, a mãe, pai, irmão, pessoa que também sofre com o adoecimento do ente querido”, explicou um dos voluntários do projeto, que atua de forma anônima – um dos princípios do NA.

A campanha teve início nesta quarta-feira (11/9), na Estação José de Alencar, a mais movimentada do sistema metroviário na capital.  “Mesmo na correria de ida e volta do trabalho, pode haver tempo para uma conversa ou uma reflexão. Somos sensíveis a este tema, por entender que muitas pessoas sofrem e não sabem a quem pedir ajuda”, explica Joseane Oliveira, assessora de Planejamento Estratégico do Metrofor.

Em Fortaleza, o NA possui 53 grupos de apoio, e realiza mais de 90 reuniões semanais, nas quais, sob a coordenação do NA, os dependentes podem encontrar apoio uns nos outros. A ação terá continuidade nos próximos dias.