Roda de conversa e instalação artística integram as ações da exposição A Criança e o Tempo, promovida pelo Sobrado
18 de setembro de 2024 - 09:05 #A Crianca e o Tempo #curadoria #exposição #sobrado dr josé lourenço
Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto
Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Foto
As atividades são gratuitas e acontecem em diferentes territórios da cidade de Fortaleza
A exposição “A Criança e o Tempo”, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante – amplia suas atividades com a realização de instalação artística e roda de conversa em diferentes lugares da cidade. A exposição conta com a curadoria do artista plástico e pesquisador, Gandhy Piorski.
A instalação artística acontecerá na fachada do Sobrado e tem como tema Patrimônio e Percurso: arte em 4 movimentos. A atividade acontecerá no dia 23 de setembro (segunda), às 9h, na fachada do Sobrado localizado na Rua Major Facundo, 154, no Centro. A intervenção artística propõe o protagonismo das comunidades, abordando o cotidiano e as transformações ao longo do tempo nos territórios parceiros do equipamento cultural.
A instalação é composta por 04 (quatro) bandeiras que ficarão na fachada do espaço cultural. Serão pintadas e grafitadas por artistas que representarão cada território, sendo eles/as, Kulumym-Açu representando a Barra do Ceará; Dinha Ribeiro o Centro da cidade; Thalia Yanza Pitaguary representa a Aldeia Monguba; e Doug o Poço da Draga.
Cada artista desenvolveu sua obra a partir da realidade da comunidade que conhece e atua, estabelecendo elementos que retratam a leitura do tempo presente daquele local, a paisagem natural do território e o patrimônio vivo lá presente. As obras serão instaladas durante as ações da 18ª Primavera de Museus, que tem como temática, neste ano, acessibilidade e inclusão.
Também acontece a roda de conversa Diálogos sobre Arte e Educação na Infância com a professora Geórgia Zaranza e a participação online do curador da exposição e artista plástico, Gandhy Piorski. A atividade acontecerá no dia 25 de setembro (quarta), às 14h, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizada Rua Waldery Uchôa, 01, no bairro Benfica.
Partindo da exposição A Criança e o Tempo, propõe-se uma fala sobre a importância da arte na educação infantil e a presença do(a) educador(a) como mediadores(as) dos processos de ensino e aprendizagem. A ação é voltada para professores(as), estudantes e pessoas interessadas que possam dialogar e trocar experiências sobre o(a) educador(a) e sua construção profissional para atuação na arte e educação para crianças.
Geórgia Zaranza é mestranda em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e professora da rede municipal de Fortaleza desde 2001 passando por diversas funções ao longo destes anos, porém com maior dedicação para a Educação Infantil, Formação de Professores(as) ArteEducadora, ArteTerapeuta.
A exposição A Criança e o Tempo segue aberta ao público até o dia 31 de outubro deste ano, no Espaço Cultural João Pedro Santos, localizado na Rua Nossa Senhora das Graças, 310, no bairro Pirambu, em Fortaleza. Seu acesso é inteiramente gratuito e livre para todas as idades. As visitações acontecem de terça a sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Conheça o curador
Gandhy Piorski é artista plástico, curador e pesquisador na área da cultura. Investiga o universo simbólico das produções das infâncias, partindo de uma perspectiva de construção destas narrativas a partir do campo do imaginário, em diálogo com a filosofia e a antropologia, navega pelos diversos sentidos e percepções que sedimentam as produções culturais das infâncias. É através do imaginário das crianças que Gandhy observa e identifica o brincar como uma configuração própria do universo cultural, perspectiva essa que se desdobrou na publicação de livros intitulados “Brinquedos do chão”, “A natureza, o imaginário e o brincar” e “A criança e as águas”. Além de experiências no campo das visualidades a partir de projetos expositivos e pesquisas, a exemplo do estudo ligado ao Museu do Brinquedo, em Sintra. Gandhy pesquisou 25 comunidades no Ceará, para desenvolver projetos que trabalham o olhar das infâncias e suas experiências no mundo.
Conheça o Sobrado Dr. José Lourenço
Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
Programação completa
Instalação Artística Patrimônio e Percurso: arte em 4 movimentos
Data: 23 de setembro (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro – Fortaleza – CE)
Roda de Conversa Diálogos sobre Arte e Educação na Infância
Data: 25 de setembro (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC (Rua Waldery Uchôa, 1, Benfica – Fortaleza – CE
Vagas: 30
Link para inscrição: t.ly/lOC69
Serviço:
Roda de conversa e instalação artística integram as ações da exposição A Criança e o Tempo, promovida pelo Sobrado
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 9 9986-5086 (WhatsApp)
Atividade gratuita