Estudo de Viabilidade do Porto Seco é apresentado em Iguatu com apoio de instituições e sociedade local

20 de setembro de 2024 - 08:48 # # # #

Secretaria do Desenvolvimento Econômico destaca importância do projeto para o crescimento sustentável da região

Na última terça-feira (10),o coordenador de Atração de Negócios da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Marcelo Santos, representou o Governo do Ceará, em Iguatu, em evento realizado no auditório do campus Humberto Teixeira da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde foi apresentado o “Estudo de Viabilidade do Porto Seco”. O estudo, conduzido pela Empresa Júnior do Curso de Economia da URCA, foi elaborado e apresentado pelos próprios alunos, que demonstraram grande engajamento no projeto.

O encontro reuniu estudantes, representantes de entidades de classe, empresários, instituições financeiras e candidatos à prefeitura de Iguatu. No evento, os candidatos assinaram um “Termo de Compromisso”, assumindo o compromisso de, caso eleitos, doar uma área para a instalação do Porto Seco, essencial para o desenvolvimento logístico da região.

A professora Jaquelini de Souza, uma das líderes da iniciativa, recordou a trajetória do projeto, que teve início em uma audiência pública na Unific, seguida de outro encontro na Faculdade São Francisco do Ceará (FASC). Ela destacou também a mobilização da imprensa e da sociedade em prol da causa, mostrando o esforço coletivo para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura local.

SDE reforça apoio ao projeto

Marcelo Santos ressaltou a importância de projetos como o Porto Seco para o crescimento sustentável da região. “Afinal, não existe crescimento sustentável sem estruturas adequadas para o escoamento de produtos. Projetos de HUBs logísticos atrelados à Transnordestina, possibilitando o transporte multimodal (rodoviário e ferroviário), sem dúvida, impulsionarão os setores de indústria e comércio em nosso Estado”, afirmou Santos, destacando o papel estratégico da SDE no fomento a iniciativas que integram a logística e o desenvolvimento econômico do Ceará.

Durante a apresentação, foi exibido um vídeo da diretoria da Transnordestina, que agradeceu a colaboração da URCA e informou que dará início às análises necessárias para os próximos passos do projeto, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura de transporte no Ceará.

O projeto do Porto Seco de Iguatu surge como uma grande promessa para o crescimento econômico da região, com a integração de diferentes modais de transporte e a potencialização do escoamento de produtos, fortalecendo a indústria e o comércio locais.