Seas e SPS assinam contrato com Senac para qualificar jovens e seus familiares

26 de setembro de 2024 - 08:38 # #

Ascom Seas - Texto
Larissa Freitas - Seas e Cláudio Rocha - SPS - Fotos

“Nunca mais vou fazer minha mãe chorar. Vou aproveitar as oportunidades que estão me dando. Quero ser feliz ao lado da minha família, trabalhando na profissão de barbeiro quando cumprir minha medida”. Essas foram as palavras emocionantes de um jovem do CS Canindezinho durante a solenidade de assinatura do contrato entre a SPS/Seas e o Senac, que oferecerá qualificação profissional a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e seus familiares.

O discurso comoveu todos os presentes no evento, realizado na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da Secretaria da Proteção Social. A emoção foi nítida no rosto da secretária da Proteção Social, Onélia Santana. “Eu me emocionei muito com o discurso do adolescente, porque ele tocou muito na questão da mãe. O amor de mãe é tão grande que extrapola no nosso coração”.

A secretária aproveitou para fazer referências elogiosas ao trabalho realizado pela Seas ao longo dessa jornada vitoriosa. Ao mesmo tempo, agradeceu a todos os parceiros que acreditam no potencial da juventude: “Estamos todos unidos, com um só pensamento: o futuro dos nossos jovens. Essa é uma manhã histórica”, afirmou.

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, ressaltou a grandeza do encontro e garantiu que nos próximos dois anos “não haverá escassez de qualificação profissional dentro do sistema socioeducativo, ampliando esse atendimento para as famílias e para os jovens que saem no contexto do Programa de Oportunidades e Cidadania, de acompanhamento desses adolescentes em pós-medidas. Jovens, aproveitem as oportunidades”, colocou.

Representando a Fecomércio, o superintendente do órgão, Henrique Jorge Javi de Sousa, destacou que esse programa representa o fortalecimento da cidadania: “Por meio da qualificação profissional, estamos dando oportunidade não só aos jovens, mas a todos os seus familiares. É muito importante que a gente acredite que ações duradouras como essa, podem garantir um futuro melhor para a nossa juventude”, pontuou.

Vagas oferecidas

A parceria com o Senac prevê para os anos de 2024 e 2025 um total de 1.480 vagas em cursos profissionalizantes na área do comércio, destinados aos 18 centros socioeducativos localizados nas cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu. Serão oferecidos cursos em diversas áreas, com destaque para higiene e beleza, gastronomia, construção civil e informática (excel básico, excel básico e avançado, informática aplicada ao assistente administrativo e instagram para pequenos negócios), dentre outros.

Na solenidade de assinatura do contrato entre SPS/Seas e Senac, estiveram presentes o desembargador do Tribunal de Justiça, Francisco Eduardo Scorsafava; a defensora pública Andreia Pereira Rebouças; diretora regional do Senac, Débora Sombra; o desembargador do Tribunal de Justiça, Jaime Medeiros; promotor de justiça, Lucas Felipe Azevedo; promotora de justiça Antônia Sousa; procuradora de justiça e coordenadora do Caoeduc, Elizabeth Almeida; Demétrio Macedo, coordenador de projetos do Senai.