Outubro Rosa: Hospital César Cals incentiva diagnóstico precoce de câncer de mama
3 de outubro de 2024 - 14:04 #campanha #Câncer de Mama #diagnóstico #outubro rosa #Rede Sesa
Wescley Jorge - Ascom HGCC - texto
Thiago Freitas - fotos
A secretária da saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, esteva na abertura da campanha
Na manhã de terça-feira (1º), os jardins do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foram palco de evento de abertura do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Estiveram, na ocasião, gestores, profissionais de saúde e pacientes. A unidade segue a campanha da Sesa “De outubro a outubro rosa”, que teve lançamento oficial também neste dia 1º.
A importância da mamografia e do diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como a atenção constante, o ano todo, são o foco da campanha de 2024. Já está em desenvolvimento, um plano de atividades em todo o estado de Ceará. É o que destacou a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.
“Enquanto Estado, estamos trabalhando para assegurar que a mulher tenha cada vez mais um atendimento acessível e o diagnóstico precoce. São várias medidas que vão englobar a atenção primária, a atenção secundária, a atenção especializada, para envolver toda a rede de saúde e conclamar a população para fazer a sua prevenção. O estado do Ceará tem mamógrafos suficientes. A gente tem que levar essas mulheres para fazer o exame.”
O diretor técnico do HGCC, Antônio de Pádua Almeida Carneiro, destacou a importância do diagnóstico precoce, a partir da união de todos pela causa. “Com o diagnóstico precoce, por meio de um simples exame de raio-x, a gente consegue 95% de taxas de cura, preservando a mama e, às vezes, sem tratamentos como a quimioterapia”.
O mastologista, Antonio de Pádua, reforçou a importância do diagnóstico precoce
Durante a solenidade, o diretor-geral do HGCC, Adriano Veras Oliveira, apresentou dados que confirmam a atuação do HGCC em relação ao cuidado à mulher, com destaque para a realização de mamografias e biópsias, além de anunciar a realização de mais um exame.
“São dois mil exames de mamografia realizados por ano, 200 core biopsias [procedimento minimamente invasivo de coleta de material das mamas] feitas aqui no HGCC, que é exame fundamental para iniciar todo o processo de tratamento. E, esse ano, vamos iniciar a biópsia estereotáxica, ou seja, a realização da biópsia durante a mamografia, nos casos de lesão impalpável. É um avanço. A gente tem ofertado mais mamografia, a gente consegue ofertar mais core biópsia e ultrassom”, disse Adriano Veras.
O diretor-geral do HGCC ressaltou a atuação do Hospital César Cals para o combate ao câncer de mama
A programação do evento contou com música, show de humor e depoimentos de pacientes. A médica Hallana de Lucena Araujo, 28, contou um pouco sobre a sua história enquanto paciente. Ela passou pelo procedimento de adenomastectomia redutora de risco, cirurgia realizada pelo HGCC desde 2022, que consiste na retirada da glândula mamária, preservando a pele, a auréola e o mamilo. Em seguida, uma prótese mamária de silicone é colocada.
Hallana de Lucena Araújo é paciente do HGCC e deu depoimento sobre a cirurgia redutora de risco
“Quando a cirurgia foi indicada eu não pensei duas vezes em fazer. Dia 29 de abril deste ano, foi feita a cirurgia, cem por cento pelo SUS. Hoje me sinto aliviada, sei que ainda preciso continuar todo o meu acompanhamento, com exames de rotina, pois a cirurgia reduz o risco, não zera, mas só em saber que tive a chance, é muito gratificante”, reconhece Hallana.
Leia também: Cirurgia redutora de risco para câncer de mama proporciona esperança a paciente
Cuidado
O Hospital Geral Dr. César Cals oferece toda a linha de cuidado no câncer de mama, desde a consulta inicial com o exame físico, seguida da mamografia, de rastreamento e, quando necessário, complementação com ultrassom. Além de procedimento cirúrgico. A paciente é encaminhada ao serviço ambulatorial via Central de Regulação. O HGCC já realizou, de 2021 a setembro de 2024, 7.096 exames de mamografia.