Defesa Civil e Seduc trabalham parceria para levar dicas de prevenção e cuidados nas escolas
9 de outubro de 2024 - 08:49 #Defesa Civil do Ceará #escolas #SEDUC
Ascom Defesa Civil - Texto e Foto
Diante das mudanças climáticas e eventos extremos cada vez mais recorrentes, a preocupação em fomentar a cultura da prevenção se torna essencial. A implementação de políticas públicas voltadas para a redução dos riscos e desastres, bem como a integração dos diversos atores que formam o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, é fundamental para melhorar a resiliência das comunidades e preparar a sociedade para o enfrentamento de crises de diversas naturezas, sejam elas decorrentes de eventos naturais ou causados pelo homem. Nesse contexto, a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), referência nacional em educação, recebeu a Defesa Civil do Ceará, representada pelo Secretário Executivo Helder Nogueira, para iniciar as discussões sobre o projeto “Defesa Civil nas Escolas”.
Esse primeiro encontro marca o início de uma colaboração que visa levar conhecimentos sobre identificação de riscos, prevenção e segurança para o ambiente escolar. Professores e alunos serão capacitados para se tornarem multiplicadores de boas práticas, fortalecendo a cultura da prevenção e da preparação, além de melhorar a resiliência em suas comunidades.
Segundo o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel BM Haroldo Gondim: “Trabalhar a cultura da prevenção e da redução de riscos de desastres dentro das escolas é a garantia de que teremos, no futuro, uma cidade mais resiliente, mais preparada para as adversidades e transtornos causados pelos diversos tipos de desastres que podem acometer nosso estado.”
Com esta parceria, espera-se construir uma estrutura sólida com a inserção de um tema transversal de defesa civil e percepção do risco nas escolas, reforçando o papel da educação na preparação de um Ceará mais seguro, consolidando ainda mais, agora com conhecimentos em proteção e defesa civil, a referência nacional da educação cearense.