Museu da Imagem e do Som do Ceará promove programação do Dia das Crianças, com estímulo à criatividade e à brincadeira
10 de outubro de 2024 - 08:57 #dia das crianças #Museu da Imagem e do Som do Ceará #programação
Ascom MIS - Texto
Deivyson Teixeira - MIS - Fotos
MIS irá oferecer oficinas e espetáculos para público infantil; fim de semana terá ainda feira da fotografia e roda de conversa
O Museu da Imagem e do Som promove neste fim de semana (11 a 13) várias atividades especiais voltadas para o público infantil, com oficinas e espetáculos. O Museu realiza ainda a Feira da Fotografia, com fala aberta e oficina na programação, e uma roda de conversa que integra o Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres. Todas as atividades são gratuitas. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Programação especial para público infantil
A programação especial para o público infantil começa ainda na sexta (11), com a Oficina de Grafismo, a ser ministrada pela educadora do MIS Karol Vinuto. A atividade é voltada para crianças a partir de 8 anos e acontece das 17h30 às 18h30, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Estão sendo ofertadas 15 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link. A oficina propõe difundir a importância do grafismo e do gesto da pincelada com guache mais aguada dentro da nossa identidade cultural, explorando seu surgimento, estética e as técnicas utilizadas no processo criativo, em diálogo com a tecnologia digital. O grafismo, como uma forma abstrata de desenhar, oferece aos participantes um campo criativo de grande liberdade.
O sábado (12) começa com a Oficina “Construindo paraquedas coloridos”, conduzida pela educadora do MIS Romã. A atividade acontece das 13h às 14h, na sala imersiva (andar -2 do Anexo). Estão sendo ofertadas 15 vagas para crianças a partir de 8 anos, e as inscrições serão feitas por ordem de chegada. A atividade pretende promover uma vivência onde as crianças serão levadas a exercitar o corpo, a criatividade e o sonho na criação de um novo corpo e de paraquedas coloridos para sustentar o encanto. Serão propostos exercícios corporais para a criação de um novo corpo, um corpo onírico, onde poderão trazer elementos da fauna e/ou flora para compor seus corpos. Após esse exercício lúdico será iniciada uma atividade de pintura facial a partir dos disparadores que virão do exercício anterior. Após isso, com seus novos corpos oníricos, será proposto um exercício lúdico de segurar o céu e os astros, através de ações diversas como cantar, dançar, girar, etc. A intenção é guiar as pessoas participantes por uma reflexão da importância de viver em estado de encantamento e de como cultivar sonhos e gestos que possibilitem novas possibilidades de criar e sentir os mundos.
A Oficina CorpoMalabarístico, com Rafaely Santos, acontece também no sábado (12), das 16h às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). São ofertadas 20 vagas, sendo 10 crianças e um adulto acompanhando cada uma delas. As crianças devem ter a partir de 8 anos de idade. As inscrições serão feitas neste link. A oficina proporciona uma introdução encantadora aos universos do circo e do teatro, oferecendo uma abordagem lúdica e envolvente dos fundamentos dos movimentos educativos essenciais para acrobacias e manipulação de malabares. Com um foco não apenas na técnica, mas também na experiência compartilhada, a atividade visa criar uma conexão especial entre adultos e crianças. A proposta é fomentar a colaboração, permitindo que participantes de diferentes idades aprendam e se divirtam juntos, explorando e trocando habilidades e brincadeiras em um ambiente estimulante e enriquecedor.
Rafaely Santos é artista-pesquisadora, atriz, circense, performer, malabarista, perna de pau, produtora cultural, professora e diretora de teatro infantil. Possui mais de 10 espetáculos no currículo como artista, além de ter produzido, auxiliado e/ou iluminado outros espetáculos. É formada no Curso Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar e no Co Laboratório em Artes Circenses no Galpão da Vila. É integrante da Companhia Crisálida de Teatro e atualmente é graduanda em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O sábado (12) terá ainda o espetáculo de teatro infantil “O barquinho e seu pescador”, que tem como fio condutor um poema rimado e alinhavado com músicas lúdicas cantadas e tocadas ao vivo, ambos de criação e interpretação do diretor, ator e músico Evan Teixeira, somados à magia da manipulação de bonecos. Tudo para conduzir o público a uma divertida navegação cheia de coragem e mistérios, sobre as aventuras de um pescador que veleja com o seu barquinho em busca de alimento e sustento para a sua família, sem deixar de lado o respeito e a gratidão pelas águas e pelas vidas que nelas habitam. A apresentação acontece a partir das 16h30, na praça do MIS.
Histórias Cantadas
Um espetáculo repleto de músicas, toques teatrais e muito humor. Nesta apresentação, o Grupo Encantos, que trabalha com contação de histórias e música desde 2012, reúne uma série de histórias de diferentes autores e com diferentes temáticas com o intuito de levar às crianças muita alegria e também o ensinamento de grandes valores que constroem a formação do cidadão. Esta apresentação se encaixa nos mais diferentes contextos sociais, alcançando realidades culturais das mais diversas, com uma linguagem acessível e que atrai públicos de todas as idades. O espetáculo será apresentado no sábado (12), das 18h às 19h, na praça do MIS.
Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres: Conversas Experimentais
No sábado (12), das 18h às 20h, acontece também uma fala aberta dentro da programação do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres, voltado para pessoas artistas trans e não-binárias. A fala, intitulada “cuida que tudo merece cuidado”, será com Ventura Profana e acontecerá no auditório (Casarão). As inscrições serão feitas por ordem de chegada.
Ventura Profana é pastora missionária, cantora, escritora, compositora e artista plástica, cuja prática se enraíza na pesquisa das implicações e metodologias da evangelização no Brasil e fora dele, através da difusão de igrejas neo-pentecostais. Em 2019, seu espetáculo Cântico dos Cânticos recebeu o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras como o Melhor Espetáculo daquele ano. Em 2021, foi uma das artistas homenageadas no Prêmio Pipa de Artes Contemporâneas e recebeu o prêmio Natural Musical pela produção do álbum visual Tentaremos Não Nos Esquecer. Foi capa das revistas de fotografia Zum e Foam e é editora da revista argentina Balam. Foi nomeada uma das cem colagistas vivas mais importantes do mundo pela Phaidon. É colaboradora de Guerreiro do Divino no Pavilhão da Suíça na Bienal de Veneza 2024 e foi artista convidada na 35ª Bienal de São Paulo. Nos últimos anos, realizou ações e teve obras expostas em espaços como o Centro Cultural São Paulo (SP/BR), Centre d’Art Contemporain Genève (SWI), IMS- Instituto Moreira Salles (SP/BR), Serpentine Gallery (UK), Werkstatt Der Kulturen Berlin (Alemanha), Tenthaus (NO), Museu de Arte da Pampulha (MG), Frestas Trienal de Arte (SP/BR), Pivô (SP/BR), Goethe Institut (GE) e MASP – Museu de Arte de São Paulo (SP).
O Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres é uma ação do Trair o CIStema, programa de ação educativa e difusão do MIS que tem como objetivo a difusão de trabalhos artísticos de artistas trans, travestis e não bináries cearenses.
Feira da Fotografia
A Feira da Fotografia é realizada no MIS sempre no segundo domingo de cada mês. Criada em 2012 pelo fotógrafo Chico Gomes, passou a ser realizada no MIS em 2022. O evento é um espaço para difusão da fotografia, comercialização de equipamentos fotográficos novos e antigos, fotos, livros relacionados às artes visuais e outros itens relacionados. A iniciativa inclui ainda outras atividades, como oficinas e palestras, projetadas para atender tanto aos fotógrafos profissionais quanto aos entusiastas da fotografia, criando oportunidades e estimulando o intercâmbio cultural.
A próxima edição da Feira da Fotografia acontece neste domingo (13), das 15h às 19h, na praça do MIS, e conta com a seguinte programação paralela:
Oficina de Fotografia de Moda, com Thaís Mesquita
A oficina de Fotografia de Moda visa explorar a interseção entre moda e imagem, proporcionando aos participantes uma imersão na história da fotografia de moda e no trabalho de grandes fotógrafos. Além de oferecer conhecimento técnico e artístico, a oficina prepara os participantes para compreender o processo completo de produção fotográfica, desde o planejamento até a edição final, capacitando-os a criar imagens que impactam e comunicam de forma eficaz no competitivo mercado da moda. A atividade acontece das 13h às 16h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). São ofertadas 20 vagas para pessoas acima de 16 anos. As inscrições devem ser feitas neste link.
Thaís Mesquita é fotógrafa, publicitária e pós-graduada em gestão e negócios de moda. Foi mediadora de cursos nas áreas de fotografia, edição e moda. Trabalhou 3 anos como fotojornalista do grupo de comunicação O POVO e é atualmente uma das fotógrafas oficiais do DFB Festival.
Fala aberta: Fotografia de Moda, Tradição e Indumentária Popular, com Nicolas Gondim
A fala aberta “Fotografia de Moda, Tradição e Indumentária Popular” abordará as conexões entre a trajetória profissional na fotografia de moda e a rica herança da indumentária popular. Neste espaço, será destacada a maneira como o olhar fashion, característico da carreira no mundo da moda, se entrelaça com manifestações culturais tradicionais. Ao longo da apresentação, será explorado como a construção de uma “imagem de moda” pode surgir a partir da indumentária popular, oferecendo novas interpretações visuais e criativas que dialogam tanto com a moda contemporânea quanto com o respeito pelas tradições culturais. A fala acontece das 16h30 às 17h30, na praça do MIS.
Nicolas Gondim é um fotógrafo de moda formado na Universidade Federal do Ceará e pós-graduado em imagem de moda e styling pelo Senac-SP. É conhecido por retratar as performances dos papangus no nordeste brasileiro desde 2005. O seu trabalho valoriza a estética própria das comunidades por onde passa, eternizando momentos e levando a tradição adiante.
Serviço:
Oficina de Grafismo
Data: 11 de outubro
Horário: 17h30 às 18h30
Local: sala multiuso
Acesso gratuito
As inscrições devem ser feitas neste link
Oficina “Construindo paraquedas coloridos”
Data: 12 de outubro
Horário: 13h às 14h
Local: sala imersiva
Acesso gratuito
As inscrições serão por ordem de chegada
Oficina CorpoMalabarístico
Data: 12 de outubro
Horário: 16h às 18h
Local: sala multiuso
Acesso gratuito
As inscrições serão feitas neste link
Espetáculo “O barquinho e seu pescador”
Data: 12 de outubro
Horário: 16h30
Local: praça do MIS
Acesso gratuito
Histórias Cantadas
Data: 12 de outubro
Horário: 18h às 19h
Local: praça do MIS
Acesso gratuito
Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres: Conversas Experimentais com Ventura Profana
Data: 12 de outubro
Horário: 18h às 20h
Local: auditório
Acesso gratuito
As inscrições serão feitas por ordem de chegada
Feira da Fotografia
Data: 13 de outubro
Horário: 15h às 19h
Local: praça do MIS
Acesso gratuito
Feira da Fotografia – Oficina de Fotografia de Moda, com Thaís Mesquita
Data: 13 de outubro
Horário: 13h às 16h
Local: sala multiuso
Acesso gratuito
As inscrições devem ser feitas neste link
Feira da Fotografia – Fotografia de Moda, Tradição e Indumentária Popular, com Nicolas Gondim
Data: 13 de outubro
Horário: 16h30 às 17h30
Local: praça do MIS
Acesso gratuito