Abertura do 2° Encontro do Convênio Redesim aborda a transformação digital na formalização de novos negócios

18 de outubro de 2024 - 12:43 # # # #

Ascom Jucec - Texto

Encontro reúne representantes de juntas comerciais e do Sebrae Nacional para discutir inovação para o registro empresarial brasileiro

Na última terça-feira (15/10), a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) realizou a solenidade de abertura do 2º Encontro do Convênio Redesim Conectada, no auditório do Sebrae/CE. O encontro reúne presidentes e representantes dos Grupos de Trabalho Redesim, Tecnologia da informação, Normas e Comunicação das Juntas Comerciais que fazem parte do Convênio. A solenidade contou com palestras sobre tecnologia e transformação digital.

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, iniciou a solenidade de abertura do evento destacando a atuação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no estado, bem como o incentivo à formalização. “De janeiro a setembro de 2024, 98,8% das constituições foram de pequenas empresas. Desse número, mais de 74% são prestadoras de serviços, evidenciando a vocação do estado do Ceará. É fundamental empreender esforços, por meio da inovação e de políticas públicas, para fomentar cada vez mais os segmentos que precisam de um tratamento diferenciado”.

A palestra “Soluções tecnológicas para o impulsionamento da inovação, modernização e transformação digital”, ministrada pelo gerente de Negócios da Empresa de Tecnologia do Estado do Ceará (Etice), Ramsés Oliveira, apresentou o trabalho da Empresa e detalhou as melhorias tecnológicas implementadas nas Juntas Comerciais, possibilitadas através da Redesim.

Em seguida, o líder técnico do Convênio Redesim Conectada, Alex Barbosa, apresentou a palestra “Quadro Geral do Convênio Redesim Conectada e Portal Nacional Redesim”. O objetivo do painel foi demonstrar para os grupos de trabalho as evolutivas instituídas pelo Convênio e definir as pautas das próximas reuniões dos grupos.

Estiveram presentes na solenidade a especialista em Políticas públicas do Sebrae Nacional, Layla Caldas, secretário Executivo do Comércio, Serviço e Inovação do Ceará, Robson Vasconcelos, representando o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, o diretor de Relacionamento de Negócios da Etice, David Góis, bem como o Superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que comentou sobre o papel das Juntas Comerciais no estímulo à economia por meio das MPEs.

“Em 2023, mais de 80% dos empregos no estado do Ceará foram gerados pelos pequenos negócios, além disso, um terço do PIB do país é gerado pelas pequenas empresas. Nós precisamos fazer com que a sociedade compreenda e seja defensora das Juntas Comerciais, que têm papel fundamental no desenvolvimento brasileiro, dos estados, e, principalmente, onde a economia real acontece: no desenvolvimento dos municípios”, destacou Cartaxo.