II Cientista do Futuro encanta e inspira crianças na Uece
24 de outubro de 2024 - 17:07 #Cientista do Futuro #crianças #Uece
Ascom Uece - Texto e Fotos
João Levy Oliveira, de 10 anos, estudante do 4º ano, foi uma das 90 crianças que participaram da segunda edição do Cientista do Futuro, que tem como objetivo despertar a atenção e o desejo das crianças pela ciência e pela formação acadêmica, trazendo-as para dentro da Universidade. O evento aconteceu nesta quarta-feira (23), no campus Itaperi.
Empolgado, como todos estavam, João Levy esteve em todas as atividades, assistiu à explicação sobre o que é ciência, ao teatro de fantoches, que de forma lúdica, ofereceu informações sobre o mosquito Aedes aegypti, tocou em animais, viu células através de microscópio, aprendeu a higienizar corretamente as mãos e visitou cada estande dos cursos envolvidos, mas, um, em especial, o surpreendeu: o de Química!
Até então, João Levy estava certo de sua decisão para o futuro, mas “o poder da Química” despertou sua curiosidade e pode ser uma possibilidade para o futuro, ainda considerando seu plano inicial.
“Estudar Astronomia, os planetas. A primeira vez que eu parei pra olhar o céu eu fiquei me perguntando, por que o céu é azul? Fiquei com muitas perguntas na cabeça, aí aprendi vários nomes de estrelas. Eu descobri que as estrelas do céu, nós pensamos que é menor, mas na verdade é maior do que o sol”, destacou o menino que agora também cogita a Química: “Se eu for estudar Química, quero descobrir coisas novas. Eu vi umas coisas aqui que fiquei surpreendido! Tipo, lá no laboratório, botaram uma coisa na água e aí a água mudou de cor, ficou rosa! Ela encheu mais e a cor sumiu!”, conta João Levy, admirado. Quando perguntado sobre o que aconteceu, ele respondeu de forma segura: “É o poder Química!”.
Assim como João Levy, cada criança participante teve a oportunidade de conhecer, se encantar e se inspirar com a ciência demonstrada pelos estudantes, professores e pesquisadores da Uece que, com muito carinho e atenção, criaram espaços e até personagens pensados nos pequenos cientistas do futuro. Participaram das atividades, os cursos de Nutrição, Educação Física, Medicina Veterinária, Química, Enfermagem, Medicina e Ciências Biológicas, além do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas.
“A partir do projeto piloto do ano passado, coordenado pela professora Carla Soraya, e muito bem sucedido, resolvemos repetir essa edição com outros estudantes de escolas do município de Fortaleza para oferecer essa oportunidade de estreitamento da universidade com o ensino básico. A partir desse estreitamento, essas crianças vieram para conhecer um pouco e perceber que a ciência está mais palpável do que imaginam, e em diferentes áreas”, ressalta a coordenadora dessa edição do Cientista do Futuro, professora do curso de Nutrição da Uece, Bibiana Moraes.
A coordenadora avalia o evento. “Foi uma edição muito prazerosa, muito rica, não apenas para as crianças, mas também para os estudantes envolvidos, da graduação, da pós-graduação, para os próprios professores, para mim enquanto docente, não só porque temos a oportunidade de ver essas crianças saindo da escola e vindo para o espaço acadêmico, se sentindo abraçadas, mas, principalmente, por ver o interesse e compreensão delas de que a ciência é algo sério, confiável, que traz várias conquistas para a população e que não é algo tão longe e distante do dia a dia delas”.
A docente acredita que o evento atenda ao seu objetivo, despertando esse interesse nas crianças. “Eles saem daqui com uma visão ampliada de que é possível sim ser cientista e, quem sabe, daqui a alguns anos, eles possam voltar para a universidade, inicialmente como estudantes, e se tornarem cientistas”, finaliza Bibiana.