Design Ecoeficiente e Memória Gráfica Indígena: KUYA realiza ciclo de palestras gratuitas

25 de outubro de 2024 - 16:01 # # # #

Ascom Kuya - Texto
Divulgação - Foto

A KUYA – Centro de Design do Ceará, espaço cultural da Secretaria de Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, promove ciclo de palestras gratuitas em Fortaleza, no Complexo Cultural Estação das Artes e em Itarema, na Aldeia Córrego do João Pereira. As palestras acontecem nos dias 26 e 30 de outubro de 2024 e abordam temas como marcenaria, moda sustentável e memória gráfica indígena, são gratuitas, acessíveis em Libras e abertas ao público de todas as idades. A participação não contará com inscrição prévia.

Os interessados terão a oportunidade de conhecer mais os processos desenvolvidos em cada um dos três Programas de Mentoria, que ofereceram vivências para os bolsistas selecionados, por meio de chamada pública, promovendo a pesquisa de materiais e a participação direta na produção das peças, enriquecendo o conhecimento técnico dos envolvidos.

As atividades fazem parte das iniciativas do núcleo de pesquisa da KUYA, voltado ao fortalecimento da produção de conhecimento sobre design, tomando como ponto de partida o contexto local buscando construir pontes entre a cultura do design e projetos que contribuam com processos de mudança social que busquem a construção de um presente ecoeficiente para um futuro sustentável. O núcleo, coordenado por Delano Pessoa, se destaca por desenvolver projetos que unem inovação e responsabilidade social, promovendo o diálogo entre o design contemporâneo e o patrimônio cultural do Ceará.

Design Ecoeficiente – Marcenaria

No sábado, 26 de outubro de 2024, das 10h às 12h, a palestra “Design Ecoeficiente – Marcenaria” abordará soluções sustentáveis no design de móveis, apresentados no percurso da pesquisa desenvolvida ao longo dos três meses do Programa. Esta atividade tem como foco o fortalecimento da conexão entre saberes tradicionais e a produção de um futuro mais sustentável. A atividade ocorrerá na escadaria da KUYA – Centro de Design do Ceará, localizada dentro do Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza.

Design e Indústria da Moda Ecoeficiente

Ainda, no sábado, das 15h às 17h, será realizada, também, na Escadaria da KUYA, a palestra “Design Ecoeficiente e Indústria da Moda”, que apresenta práticas sustentáveis e o impacto da moda na preservação ambiental. O Programa de Mentoria possibilitou às pessoas selecionadas uma vivência de pesquisa, bem como a participação no processo de produção das peças confeccionadas nas oficinas de corte e costura, enriquecendo o conhecimento técnico dos envolvidos, como também fomenta o intercâmbio de experiências entre saberes e fazeres envolvidos no trabalho de profissionais do design de moda. Além disso, haverá o lançamento do curta-metragem documental produzido durante a Semana de Moda MONEGRIN – Moda Negra, Indígena e Periférica, realizada na KUYA, entre os dias 20 e 23 de junho de 2024.

Delano Pessoa, coordenador de pesquisa da KUYA, reforça a importância dessas trocas: “O Programa de Mentoria em Design une tradição e inovação. Além do aspecto técnico, por meio da prática do design ecoeficiente, compreendemos a pesquisa como um espaço integrador e inclusivo alinhado com o desenvolvimento de práticas locais de sustentabilidade.”

Design e Memória Gráfica Indígena

No dia 30 de outubro de 2024, quarta-feira, às 19h, a palestra “Design e Memória Gráfica Indígena”, na Aldeia Córrego do João Pereira, em Itarema, marcará o encerramento do ciclo de pesquisa no território. O Programa de Mentoria Design e Memória Gráfica Indígena busca fortalecer as conexões com a história e cultura dos povos indígenas da região, sobretudo os povos tremembés.

Segundo Rodrigo Tremembé, mentor do programa: “Os grafismos e as pinturas são nossas escritas; através delas, contamos nossas histórias e REafirmamos nossa identidade.” O evento destaca o papel da memória enquanto prática social e como essas vivências coletivas influenciam a produção em design.”

Núcleo de pesquisa da KUYA

O núcleo de pesquisa da KUYA – Centro de Design do Ceará é fundamentado em dois eixos principais: Design e Memória e Design e Inovação. No campo do Design e Memória, entendemos a memória como uma prática social vivida por todos os membros de uma comunidade. Não se trata apenas de trazer à tona vivências coletivas, mas de reconstruir criticamente o passado, relacionando-o com as experiências contemporâneas em design.

Já no eixo Design e Inovação, o núcleo propõe a criação de novos caminhos sem perder de vista a ancestralidade e a história que embasa o design. Inovar, para a KUYA, significa reencontrar nossas identidades de forma política, articulando diferentes sistemas de conhecimento.

Sobre a KUYA

A KUYA é um equipamento público construído a partir de uma provocação para inserir este campo de atuação no pensamento da gestão. Acomodado no Complexo Cultural Estação das Artes, o equipamento visa pensar e fomentar a cultura do design no Ceará. “A gente tem muitas experiências privadas onde o design é visto sempre como um negócio, mas esse posicionamento do design como cultura a gente tem poucas referências no mundo”, pontua o diretor Rodrigo.

Depois de muito dialogar com associações de designers, universidades, mercado, profissionais e autodidatas, a KUYA foi alicerçada em quatro pilares: o design decolonial (que respeita os saberes ancestrais, a cultura local e as necessidades do território e das pessoas); o design ecoeficiente (que preza pelo respeito ao meio ambiente, à ecologia e ao planeta); o design regenerativo (que visa ações regenerativas para o planeta), e o design político (que é a consciência crítica de que o projeto vai impactar em outras vidas, em outros territórios).

No segundo ano de funcionamento, o equipamento já desenvolveu uma série de ações que visam desenvolver a área no Estado e também impactam diretamente a vida das pessoas. São pesquisas que vão da história do design no Ceará à inovação, mapeamento da produção autoral cearense e formações para estudantes. Grupos de estudo discutem design e gestão pública, mas também o letramento em design, que é uma tentativa de aproximar o design ao público em geral. Acesse aqui e conheça o espaço da KUYA!

Serviço

Palestra | Design Ecoeficiente – Marcenaria
Data: 26/10/2024 (sábado)
Horário: 10h às 12h
Local: Escadaria | KUYA – Centro de Design do Ceará
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza
Classificação: Livre
Atividade gratuita e acessível em Libras.

Palestra | Design e Indústria da Moda Ecoeficiente
Data: 26/10/2024 (sábado)
Horário: 15h às 17h
Local: Escadaria | KUYA – Centro de Design do Ceará
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza
Classificação: Livre
Atividade gratuita e acessível em Libras.

Palestra | Design e Memória Gráfica Indígena
Data: 30/10/2024 (quarta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Aldeia Córrego do João Pereira, Itarema
Endereço: Córrego João Pereira – Itarema, CE, 62590-000
Classificação: Livre
Atividade gratuita e aberta para todos os públicos.

KUYA – CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ
Dias de funcionamento: Quinta a domingo
Horários: Quinta a sábado: 10:00 às 17:00 | Domingo: 10:00 às 15:00
Local: KUYA — Centro de Design do Ceará | Complexo Cultural Estação das Artes
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza
Redes sociais
Faça uma visita virtual no espaço da KUYA
Programação gratuita e aberta ao público.