Estação das Artes tem XIII Bienal Percussiva Brasil e festa Relance especial Dia de Los Muertos nesta semana

1 de novembro de 2024 - 10:16 # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Divulgação - Fotos

Programação vai de quinta-feira (31) a domingo (3) e inclui ainda espetáculo no Quinta em Cena e Feira Mais Vinil e atividades infantis no domingo

A programação de outubro da Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – chega ao fim em grande estilo e abre caminho para as comemorações do Novembro Negro. Nos dias 31 de outubro e 1o de novembro, o equipamento recebe a XIII edição da Bienal Percussiva Brasil com atrações nacionais e internacionais. Além disso, a programação conta com espetáculo no Quinta em Cena, a festa Relance em edição especial “Dia de Los Muertos”, a Feira Mais Vinil e atividades para crianças no Domingo na Estação.

Quinta em Cena tem espetáculo sobre jornada de jangadeiros em busca por direitos

A programação da semana inicia na quinta-feira (31) com mais uma edição do programa “Quinta em Cena”, dedicado a valorizar espetáculos de artes cênicas e performances, realizado desde dezembro de 2023.

Selecionada pelo Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024, “A Brava Jornada” é uma montagem das companhias No barraco da Constância tem! e do Grupo Lindo e narra a história real de quatro pescadores cearenses que navegaram até o Rio de Janeiro em 1941 para reivindicar ao presidente Getúlio Vargas seus direitos básicos. A apresentação acontece na Praça da Estação, com acesso gratuito e classificação indicativa livre.

Estação das Artes recebe XIII Bienal Percussiva Brasil em duas noites

Também esta semana, a Estação das Artes é um dos equipamentos que recebem a XIII edição da Bienal Percussiva Brasil, que acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro em Fortaleza. Com 23 anos de história, afeto e muito batuque, o evento nasceu da potência proporcionada pelo I Encontro Estadual de Percussão, realizado em 2001, também na capital cearense. Idealizado e produzido pelo Mestre Marcello Santos e pelo coletivo Caravana Cultural, a Bienal já apresentou centenas de grupos percussivos nacionais e internacionais em shows, oficinas e vivências, valorizando as trocas e os afetos que o tambor proporciona.

A programação integra o Festival Afrocearensidades, iniciativa da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em articulação com a Secult para celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará. Em sua quarta edição, tem como tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais” e promove atividades diversificadas e distribuídas pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Ainda na quinta-feira (31), a programação da Bienal Percussiva tem início às 18h com discotecagem de Léo do Abstrato. Na sequência, é a vez das apresentações do Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira, manifestação tradicional de origem afro-indígena existente na comunidade do Iguape, e do Afoxé Omõrisá Odé, organização cultural que trabalha para reconhecimento, valorização, preservação e difusão da arte, da história e da memória cultural afro-brasileira, indígena e africana. O encerramento fica por conta do batuque do grupo francês Les Tambours du Maracatu.

Na sexta-feira (1º), a partir das 18h, a Bienal recebe o grupo Orin Asè, que leva aos palcos e ao público leigo cantigas de candomblé, e a Caravana Cultural, que atua na área de ensino, pesquisa e difusão de manifestações artísticas e folguedos da tradição afrodescendente. Ambas apresentações são realizadas em parceria com o Sesc. A noite tem ainda a Batucada Tamarindo, coletivo paulista que desenvolve há 19 anos musicalidade fundamentada nas manifestações negras e brasileiras oriundas dos terreiros, e uma discussão sobre “Protagonismo feminino na cultura do tambor”.

Festa Relance celebra “Dia de Los Muertos” no sábado (2)

Diferentes lugares do mundo homenageiam seus mortos no dia 2 de novembro. No México, a data é conhecida pelas festividades do “Dia de Los Muertos”, a comemoração mais popular do país, que celebra os falecidos com muitas cores, músicas e aromas. Neste dia, a Estação das Artes convida a festa Relance, idealizada pelo produtor musical e DJ Victor Azevedo. Ao lado do irmão, Lucas Baber, os DJs residentes propõem a valorização de elementos da música brasileira presentes desde o período da Tropicália e de ritmos de baile internacionais.

Nesta edição, Victor e Lucas contam com a participação do DJ e pesquisador musical baiano Meu Caro Vinho, residente em São Paulo, cujo repertório traz referências da música negra e latina, além de Fabinho Vieira, colecionador exímio de mídias físicas, foco da discotecagem. Somado ao clima tropical propiciado pela curadoria, o projeto ainda convida o público a participar de um baile à fantasia, com premiação para as eleitas como mais originais.

Domingo na Estação tem Feira Mais Vinil e atividades infantis

No primeiro domingo de novembro (3), de 10h às 15h, acontece nova edição da Feira Mais Vinil, que há dois anos leva mensalmente para a Estação das Artes amantes e colecionadores de discos. Para animar a manhã, o som fica por conta de Meu Caro Vinho, DJ e pesquisador musical baiano radicado em São Paulo, cujo repertório percorre desde clássicos da música preta mundial dos anos 80 e 90 até boogies obscuros dos anos 70 e música baiana para dançar. A pick-up fica completa com a participação dos conhecidos DJs da cena fortalezense Nego Célio e Lua Magnética, que também animam o horário do almoço no Mercado AlimentaCE.

E como já é tradição, o Domingo na Estação conta ainda com atividades infantis de 10h às 14h. Desta vez, a criançada pode se divertir com a oficina de pintura “Desenho de Uma Linha Só”, mediada pelas arte-educadoras Fleuri Cardoso e Talita Késsia, que propõe uma experimentação da linha enquanto elemento principal do desenho. Além dela, o Mercado AlimentaCE promove mais uma vez o projeto Mercado Miudim, de 10h às 11h, desta vez com uma oficina de pintura com pigmentos naturais. Para esta atividade serão disponibilizadas 20 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

A programação conta ainda com um espetáculo realizado em parceria com o Festival Internacional de Circo do Ceará. Às 10h30, a Gare fica mais divertida com o Puntino’s Great Circus Show, do Circo Puntino. Criada em 2010, a companhia traz ao palco técnicas acrobáticas, como a Roda Alemã, o Monociclo Girafa de 3 Rodas, o Malabarismo com Fogo, o Acrobalanço e a manipulação de objetos do cotidiano como vassouras, xícaras de chá e cafeteiras.

Serviço:

Semana na Estação das Artes
Data: 31 de outubro a 3 de novembro (quinta-feira a domingo)
Local: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza – CE
Entrada gratuita

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 31 de outubro a 3 de novembro

31 de outubro (quinta-feira)

Quinta em Cena | Na Praça da Estação

17h às 18h – Espetáculo “A Brava Jornada”, com No barraco da Constância tem! e Grupo Lindo

Acesso gratuito
Classificação indicativa: Livre

XIII Bienal Percussiva Brasil

18h às 18h30 – DJ Léo do Abstrato

18h30 às 19h20 – Coco de Praia do Iguape, com Mestre Chico Casueira

19h30 às 20h15 – Afoxé Omõrisá Odé

20h30 às 22h – Les Tambours du Maracatu

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

1º de novembro (sexta-feira)

XIII Bienal Percussiva Brasil

18h às 19h15 – Orin Asè (Parceria Sesc)

19h30 às 20h30 – Caravana Cultural (Parceria Sesc)

20h30 às 22h – Batucada Tamarindo

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

2 de novembro (sábado)

17h às 21h30 – Relance Dia de Los Muertos, com DJs Baber, Victormsat, Meu Caro Vinho e Fabinho

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

3 de novembro (domingo)

Domingo na Estação

10h às 15h – Feira Mais Vinil

10h às 13h – DJ Meu Caro Vinho

10h às 11h – Mercado Miudim – Oficina de pintura com pigmentos naturais (20 vagas), no Mercado AlimentaCE

10h30 às 11h15 – Puntino’s Great Circus Show, com Circo Puntino (Parceria Festival Internacional de Circo do Ceará)

11h às 14h – Oficina Infantil “Desenho de Uma Linha Só”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia

12h30 às 14h30 – Duo de DJ’s Nego Célio + DJ Lua Magnética, no Mercado AlimentaCE

Acesso Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre