Internos do sistema prisional cearense avançam para a segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

4 de novembro de 2024 - 16:19 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - SAP - Fotos

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização acredita que a educação é um dos elementos essenciais para a reintegração social das pessoas privadas de liberdade. Diante desse entendimento, a SAP atua em firme parceria com a Secretaria de Educação do Estado para criar oportunidades. Uma das ações desse esforço é a inclusão de internos do sistema prisional do Estado do Ceará na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, responsável pela escolarização em unidades prisionais da região metropolitana de Fortaleza, inscreveu, em parceria com a coordenadoria de educação da SAP, cerca de 700 internos dos anos finais e do ensino médio na OBMEP. Desses, 29 estudantes de 5 unidades prisionais alcançaram a pontuação necessária para se classificar para a segunda fase.

A OBMEP, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), busca estimular o aprendizado da matemática e identificar talentos, além de contribuir para a melhoria da educação básica e promover a inclusão social. A competição abrange alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio e é composta por duas fases: uma prova objetiva e uma prova discursiva. Em 2024, a primeira fase foi realizada em junho, envolvendo mais de 18 milhões de estudantes de diversas instituições de ensino no Brasil.

O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, fala da importância da participação dos internos. “Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes que conseguiram se classificar para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática. Esse resultado é um reflexo do esforço e da dedicação deles, além de evidenciar a importância da educação na reintegração social. Cada conquista desses jovens não só eleva suas autoestima, mas também mostra que, com oportunidade e apoio, é possível superar desafios e construir um futuro mais promissor”, disse.

O coordenador pedagógico da EEEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Emanuel Barreto, comemora o resultado. “A participação na OBMEP é de grande importância para estudantes da educação básica, especialmente para aqueles que tiveram acesso ao ensino somente dentro das prisões, trazendo benefícios significativos para a sua trajetória acadêmica e pessoal. A matemática estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas, habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, e a participação em uma competição reconhecida pode elevar a autoestima dos estudantes. A educação é uma ferramenta poderosa para a reinserção social. Os estudantes têm a chance de ampliar seus horizontes e perspectivas, aumentando suas chances de reintegração à sociedade. O envolvimento em atividades educacionais desafiadoras pode ajudar a combater o estigma associado à vida dentro das prisões. Mostrar que os internos podem se destacar academicamente contribui para uma visão mais positiva sobre a reabilitação”, atenta.

O interno da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5), Antônio Luís Nascimento, fala sobre sua participação. “Fiquei muito feliz por ter conseguido passar na primeira etapa. Estou me dedicando e estudando intensamente na unidade para também garantir o sucesso na segunda etapa. Conquistei meu certificado e finalizei os estudos aqui, mas espero que essa seja apenas uma das muitas oportunidades que virão. Estou ansioso para alcançar ainda mais do que espero”, afirma.