Projeto H-TEC forma 400 primeiros multiplicadores de conhecimento em energias renováveis
12 de novembro de 2024 - 14:19 #hidrogênio verde #multiplicadores #Projeto H-TEC #qualificação
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Hiane Braun - Casa Civil - Fotos
Formação faz parte de fase inicial do projeto, que visa qualificar mais de 12 mil pessoas até 2027
O governador Elmano de Freitas participou, nesta terça-feira (12), da entrega de 400 certificados para os concludentes do primeiro ciclo de multiplicadores do Projeto H-TEC, iniciativa do Governo do Ceará executada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O evento aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza.
“Se tudo o que estamos pensando e executando der certo, e vai dar certo, nós precisaremos de muitas pessoas qualificadas para ocupar diversos postos de trabalho. Por isso, sentamos com todas as instituições parceiras para buscar isso, que só existe graças a essas parcerias, às Universidades e aos setores de pesquisa. Com esse certificado, os concludentes terão um novo momento em suas vidas. Formado, iremos contratar para você ser formador para outros alunos. Estamos juntos, pensando projetos e programas, para que o nosso povo tenha efetivamente oportunidades”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O H-TEC conta com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Na primeira fase, o Projeto H-TEC abriu vagas, divididas em duas turmas, para capacitar até 1.050 multiplicadores para instruir futuros técnicos. A expectativa é de que eles possibilitem a formação de mais 11 mil profissionais, que ocuparão postos de trabalho nas empresas de geração de energias renováveis.
Titular da Secitece, Sandra Monteiro ressaltou a união de diversas frentes em prol de um Ceará desenvolvido e sustentável. “Foram vários momentos de encontros após uma demanda iniciada pelo governador enquanto política de Estado. Essa ação sempre foi pensada em qualificar com qualidade as pessoas, mas também em como essas pessoas seriam absorvidas pelo mercado. Hoje é um dia feliz. Que possamos seguir unidos em prol de um Ceará mais inovador, forte, desenvolvido e com a participação de cada vez mais mulheres em iniciativas tão importantes”.
Diretor de inovações da Funcap, Jorge Soares salientou a capacidade dos concludentes de formar técnicos na área, mas também de atuar no mercado de trabalho. “É um momento de celebração desse programa tão importante para o nosso estado. Estamos certificando 400 pessoas hoje e até dezembro queremos certificar mais 500. A primeira turma de técnicos, inclusive, também sairá em breve e seguiremos nesta toada durante todo 2025. Essas pessoas certificadas estão capacitadas para formar técnicos, mas também para atuar dentro do mercado. É uma alegria muito grande participar desse momento de entrega concreta, de capacitação”.
De olho no futuro
Mesmo formado em Engenharia de Alimentos, Francisco Willame não pensou muito para aproveitar a oportunidade apresentada pelo Projeto H-TEC. O fortalezense se diz ansioso para começar a repassar o conhecimento aprendido. “Sei que é uma área bastante promissora, de muito potencial. O curso foi maravilhoso e estou ansioso para que se inicie o processo de formação. Estamos bem animados”, contou.
A carga horária total do curso é de 360h, dividida entre teoria e prática. Os concludentes que receberam seus certificados, nesta terça-feira (12), participaram das aulas entre março e setembro deste ano. O conteúdo prático inclui os temas de hidrogênio verde, distribuição de energia, energia eólica, energia solar e segurança do trabalho.
Para Aldenir Gomes, o Projeto H-TEC tem tudo a ver com ele. Cursando o 8º semestre de Energias Renováveis na Universidade Federal do Ceará (UFC), o jovem acredita que as aulas funcionaram como um complemento para a sua vivência. “Aqui vemos a prática, então foi bem complementar. Acho excelente essa iniciativa por parte do Governo do Estado, pois devido às mudanças climáticas precisamos mesmo implementar novas formas de tecnologia que possam impactar a economia, mas minimizando prejuízos ao meio ambiente”.
Projeto H-TEC
Com investimento estadual de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o H-TEC tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Com o projeto, são implantados laboratórios de ensino especializados e de formação técnica, alinhados ao mercado de trabalho na área de geração de energias eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde.
Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante reafirmou o potencial do Ceará para os próximos anos de transição energética mundial. “Acho muito importante todo esse processo acerca da transformação digital e energética. Nós não estamos no país do futuro, estamos no Estado que já é do futuro. Esse futuro já chegou aqui. Vocês não podem perder essa chance, não deixem ela passar. Fico muito feliz com o desenvolvimento desse projeto do Governo do Estado. Contem conosco para que possamos cada vez mais desenvolver esse projeto”.
Presidente do Centec, Acrísio Sena lembrou a força estratégica do Ceará dentro do mercado de energias renováveis. “Saímos todos entusiasmados com a concepção estratégica pensada pelo governador e seus parceiros para o lançamento desse projeto. Fico muito feliz com as parcerias e iniciativas. Esse sol que brilha tanto para nós ainda vai nos encher de orgulho. As energias renováveis são o futuro da humanidade”.