Alunos do Espaço Viva Gente se destacam em competições e corridas de atletismo
3 de dezembro de 2024 - 14:01 #Espaço Viva Gente #Esporte #SPS
Ascom SPS - texto e foto

Cristina Sousa, 39 anos, treina há dez anos no Espaço Viva Gente (EVG) e, nesse período, já subiu no pódio muitas vezes. Ela conta que quando procurou o equipamento, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), seu objetivo era apenas perder peso. “Quando comecei a treinar no EVG estava com quase 90 quilos, e não imaginava que poderia me tornar uma atleta de verdade”. Cristina tem cinco filhos e já é avó, mas a rotina puxada de cuidados com a casa não a impede de manter os treinos em dia. “Aqui eu me sinto bem, me sinto vista, tenho muito orgulho de ter conquistado os prêmios que já levei para casa nas competições como fundista, em corridas de rua.
A atleta revela que a professora Conceição é seu maior exemplo e que, de vez em quando, recebe uns puxões de orelha, mas sempre pro seu próprio bem, reconhece. Seja pelos puxões de orelha, seja pela força de vontade, só neste ano, Cristina já conquistou o 3º lugar no Circuito das Estações etapa primavera, e chegou em 3º lugar na Corrida e Meia Maratona do BNB Clube. No ano passado, a atleta garantiu o 3º lugar na Meia Maratona de Sobral.
Ao lado de Cristina, treina Pedro Lucas, um jovem de 14 anos, que tem baixa visão e participa das aulas de atletismo do EVG há dois anos. Pedro conta que também se inscreveu no atletismo porque queria perder peso, mas rapidamente se conectou com a atividade. “O atletismo mudou tudo pra mim, hoje eu consigo ter outros objetivos, vejo que tenho muita capacidade e que ainda tenho muitas coisas para desenvolver”.
Pedro foi semifinalista, neste ano e no ano passado, nos 100m e 200m nos Festivais Cearenses de Atletismo para menores. Nos Jogos Escolares, foi 4º e 5º lugar nos 75m e 250m, etapa Fortaleza. No Campeonato Cearense de Atletismo Sub-16, foi 4º lugar nos 75m, e 5º nos 1.000m com obstáculos. Nos Jogos Paradesportivos do SESC, conquistou o 1º lugar nos 100m rasos e 2º lugar nos 200m rasos.
A história dos dois se encontra na pista de atletismo. No comando da pista, está Conceição Nery, que há 19 anos ensina no EVG, trabalhando com atletismo de base voltado para um público diverso. “Dou aula para crianças desde 6 anos de idade até pessoas idosas. No atletismo, trabalhamos com várias modalidades, como salto, arremesso, marcha atlética, corredores de rua, que são os fundistas, como a Cristina, e os velocistas, que fazem provas de velocidade, como o Pedro. É muito gratificante ver que o meu trabalho com eles vem dando tantos resultados positivos. Costumo dizer que não existem ex-atletas, e comigo acontece exatamente isso, por mais que eu não participe mais de competições, a única coisa que percebo é que mudei minha arena, minha luta agora é em outro campo de batalha”, completa a professora.
O Espaço Viva Gente, no Passaré, atende atualmente cerca de 530 alunos, com diversos cursos e atividades, todos gratuitos. O local atende toda a comunidade do bairro e entorno, e vem mostrando que o esporte pode ser um caminho de transformação, mesmo quando a busca acontece somente pelo lazer e bem-estar.
“O EVG se consolidou como uma segunda casa para os nossos alunos, que são tanto do Passaré, quanto de comunidades vizinhas. Atendemos aqui um público diverso, a família toda participa das nossas atividades e cursos. É muito bonito ver como todas as faixas etárias que atendemos têm um sentimento em comum: o pertencimento, eles entendem que esse espaço é deles e representa a possibilidade de capacitação, superação, autocuidado, e tantas outras coisas. Temos muitos alunos que têm se destacado no atletismo e isto é resultado do trabalho integrado que desenvolvemos no EVG”, destaca a coordenadora do Espaço Viva Gente, Socorro Ximenes.
Como participar
Dentre as atividades realizadas no EVG estão: atletismo, karatê, violão, Choro, Coral, Saxofone, funcional, futebol, vôlei, percussão, balé e dança, teclado, flauta e teatro. Os cursos ofertados são de Artes, Barbeiro, Biscuit, Cabeleireiro, Horto e Inclusão Digital. Para se inscrever nas atividades, basta ir até o EVG, munido de Certidão de nascimento ou RG e CPF, NIS/PIS, duas fotos 3×4, comprovante de endereço e declaração escolar (menores de 18 anos).
Serviço
Espaço Viva Gente
Rua Maria Mirtes Pereira, 1010, Passaré
Contato: (85) 98402-7034