Semana dos Direitos Humanos iniciou com programação especial alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

3 de dezembro de 2024 - 17:20 # # #

Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Foto

Incluir as pessoas com deficiência é possibilitar o acesso a todas as áreas da vida, inclusive ao esporte. Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), a Secretaria dos Direitos Humanos deu início à programação da Semana dos Direitos Humanos com o evento “Jogando Juntos – O esporte como ferramenta de inclusão”. Realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO), o evento contou com apresentação musical, roda de conversa com paratletas e atividades esportivas adaptadas.

Ao longo da manhã, o evento contou com apresentação do projeto Visão Sonora, coral regido por uma professora com deficiência visual: Maria de Fátima. Na sequência, a programação seguiu com roda de conversa com os paratletas Ana Raquel Vieira, atleta paralímpica de Natação; Clariene Abreu da Silva, atleta paralímpica de atletismo na prova de salto em distância; e Weverson Martins, surdoatleta e diretor de Esporte na Federação de Desportos de Surdos do Ceará. O debate foi mediado pelo coordenador de políticas públicas para pessoas com deficiência, Lucas Maia.

“O esporte mudou minha vida. Hoje sou formada em design gráfico, tô na minha segunda graduação, estou me formando em fisioterapia. As pessoas tem dúvida de como uma pessoa que tem deficiência em uma das mãos vai conseguir atender, mas eu sempre quebro alguns tabus. A deficiência por ter acontecido quando eu era tão jovem, fez com que eu me adaptasse. Eu não sei o que é ter duas mãos, não tenho essa lembrança. Mas com o meu coto, que é como a gente chama a parte amputada, eu faço muito mais do que se eu tivesse uma outra mão”, relatou Clariene.

Com participação de grupos de pessoas com e sem deficiência, o evento contou ainda com um circuito de atividades esportivas adaptadas com as modalidades goalball, tênis de mesa e vôlei sentado. A programação aconteceu com apoio de profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro, estimulando os presentes a participarem de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência.

“Iniciamos a programação da Semana nesta data tão importante com muita alegria. Nosso objetivo é evidenciar aquilo que verdadeiramente importa: a dignidade para todas as pessoas. Incluir as pessoas com deficiência é colocar a dignidade como protagonista da vida em sociedade.”, afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

Semana dos Direitos Humanos

A Semana dos Direitos Humanos tem como tema “Ceará mais humano”. As atividades seguem ao longo da Semana, culminando em programação realizada no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. As ações que visam estimular a cidadania e o debate participativo.

Serviço

O mar é para todos
Data: 4/12
Local: Estação Praia Acessível de Fortaleza (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema)
Horário: 8h às 12h
Cine Debate – Cuidar dos Mais Jovens é Proteger o Futuro

Data: 5/12
Local: EEM Liceu do Conjunto Ceará (R. 1139 A, 10 – Conj. Ceará)
Horário: 9h às 12h

Cine Debate – Cuidar dos Mais Jovens é Proteger o Futuro
Data: 5/12
Local: Caju Messejana (Av. Washington Soares, 8130 – Messejana)
Horário: 14h às 17h

Fórum da Pessoa Idosa – Cariri
Data: 6/12
Local: Auditório da Unileão do Campus Crajubar (Av. Padre Cícero 2830, Crajubar – Juazeiro do Norte)
Horário: 8h às 12h
Aberto ao público

Workshop Diálogos Transformadores em Justiça Restaurativa e Direitos Humanos
Data: 6/12
Local: ESMEC (R. Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz)
Horário: 8h às 12h

Seminário Formativo para Atendimento em Casos de Racismo
Data: 9/12
Local: Auditório da Secretaria dos Direitos Humanos (Rua Valdetário Mota, 970 – Papicu)
Horário: 8h às 12h

Por um Ceará mais Humano – Celebração do Dia dos Direitos Humanos
Data: 10/12
Local: Galeria do Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400 – Meireles)
Horário: 15h
Aberto ao público