Jucec participa do V Congresso Nacional de Juntas Comerciais em Vitória-ES

4 de dezembro de 2024 - 14:30 # # # #

Suianny Amaral - Ascom Jucec - Texto
Guilherme Araújo - Jucec - Fotos

O encontro teve o objetivo de fomentar o empreendedorismo no país através da troca de experiências e fortalecimento das Juntas Comerciais do Brasil

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) marcou presença no V Congresso Nacional de Juntas Comerciais (Conaj), realizado entre os dias 27 e 30 de novembro, em Vitória/ES. O evento, organizado pela Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju), teve o objetivo de fomentar o empreendedorismo no país através da troca de experiências e fortalecimento das Juntas Comerciais do Brasil.

A Autarquia cearense foi representada pelo seu presidente, Eduardo Jereissati; pelo coordenador da Redesim, Caio Rodrigues; pelo procurador autárquico, João Lucas Arcanjo; pela gerente de Execução Operacional (GEXOP), Laura Arcelina; pelo gerente de TI, Alan Figueiredo; e pela consultora da Redesim, Felícia de Morais.

O presidente da Jucec considera que o evento foi um momento valioso para troca de experiências e interações entre as outras Juntas do país. “As 27 Juntas Comerciais puderam se reunir para discutir as ações que foram realizadas no último ano e se preparar para o próximo exercício, continuando nessa linha de evolução e mais entregas para a sociedade de serviços vitais. É uma grande oportunidade para o Ceará poder conhecer o que está sendo feito nos outros estados, bem como contribuir com os nossos colegas e trazer essas boas práticas para a nossa região”, destaca Eduardo.

A programação do evento foi composta por reuniões técnicas dos grupos de trabalho TI, Redesim e de Presidentes e também contou com painéis temáticos sobre o registro empresarial e contou com a participação de autoridades do Espírito Santo e de todo o Brasil. Alguns temas abordados foram “Os reflexos da Reforma do Código Civil no registro empresarial”, “O uso da inteligência artificial no registro empresarial” e “A importância das Políticas Públicas para os Pequenos Negócios”.

A gerente da GEXOP, Laura Arcelina, comenta que sua primeira experiência no Conaj foi repleta de aprendizados que contribuirão para o trabalho que desempenha na Jucec. “Considero esse evento importante demais, tendo em vista que essa aproximação com as Juntas Comerciais só tem a contribuir para o desenvolvimento das nossas atividades, porque compartilhando as rotinas de trabalho a gente pode identificar pontos de melhoria e fragilidades. E nós tivemos painéis e também grupos de trabalho com os outros representantes, bem como debates bastantes relevantes para o registro empresarial”, afirma.

O evento foi concluído com a apresentação dos resultados e discussões das salas temáticas dos Grupos de Trabalho. A representante do GT Redesim, Felícia de Moraes, considera que o V Conaj foi um encontro significativo onde as 27 Juntas Comerciais do país compartilharam experiências e puderam sair com encaminhamentos valorosos dos serviços prestados para a população. “Esses eventos são importantes tanto para o networking quanto para acompanharmos as evoluções disponíveis para as Juntas.”, comenta.