Vilas Sociais realizam primeira certificação de cursos de qualificação profissional

6 de dezembro de 2024 - 15:53 # # # #

Carolina Parente - Ascom SPS - Texto
Mariana Parente - Foto

Inaugurados em 2024, os equipamentos têm como objetivo promover a inclusão social, oferecendo oportunidades de qualificação profissional e outras atividades

O fim do ano marcou um período de conquistas e novos horizontes para os beneficiários das Vilas Sociais. Criados pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em 2024, esses espaços têm ajudado a transformar vidas, oferecendo cursos de qualificação profissional que ajudam moradores de comunidades vulneráveis a dar novos passos em direção à autonomia financeira. Nesta semana, 44 participantes concluíram suas formações, prontos para aplicar o aprendizado em novas oportunidades.

Na terça-feira (3), a Vila Social do Genibaú abriu as celebrações ao certificar 19 alunos do curso de Designer de Sobrancelhas e Micropigmentação. Além das formações, promovidas pelo programa Criando Oportunidades, os participantes de todas as Vilas receberam kits de trabalho, reforçando o compromisso com a prática do aprendizado e o estímulo ao empreendedorismo.

“Parabenizo a todos que estão concluindo os cursos e que possam estar sempre buscando a profissionalização, pois é por meio do trabalho que conquistamos a melhoria de vida,” destacou Paulo Guedes, secretário-executivo da Proteção Social, durante a cerimônia na Vila Social do Genibaú, enfatizando o papel da educação profissional na transformação da sociedade.

Moradora da região, Camila Sousa concluiu o curso de Designer de Sobrancelhas e Micropigmentação. Ela estava sem atividade profissional quando soube da oportunidade pela internet. “Quero que venham mais cursos para continuar minha formação. Estava sem renda e vi nas aulas a chance de aprender algo que me permitisse trabalhar em casa, já que tenho dois filhos pequenos”, compartilhou.

Ainda na terça-feira, a Vila Social de Messejana certificou 25 participantes, que concluíram os cursos de Manicure e Pedicure e Assistente Administrativo. Entre as concludentes estava Kelvia da Silva, que finalizou o curso de Manicure. Ela soube da oportunidade ao matricular seus filhos nas atividades realizadas no local. “Foi uma surpresa! Já tenho cliente como manicure, mas não tinha um certificado. Esse curso foi uma ótima oportunidade para aprender coisas novas e aprimorar minha prática. A professora foi excelente e o conteúdo, muito bom. Recomendo muito, e estou ansiosa para conquistar mais certificados”, afirma.

Na quinta-feira (5), foi a vez da Vila Social do Canindezinho certificar dez alunos do curso de Conserto e Manutenção de Celulares. Durante a cerimônia, Lidiane Rebouças, secretária-executiva de Cidadania e Política sobre Drogas, reforçou o propósito desses espaços. “Esperamos que a comunidade se envolva nas atividades da Vila, ocupando o espaço, inclusive no que diz respeito à qualificação profissional. O propósito é que vocês possam melhorar o currículo e dar conta de começar novos projetos de vida nesse mercado tão competitivo”, ressaltou.

Wladson Maciel, porteiro noturno da Vila Social do Canindezinho, conciliou o expediente com as aulas do curso, que aconteciam pela manhã. Ele vê a possibilidade de gerar uma renda extra e já traça planos para o futuro. “Quero fazer outros cursos aqui na Vila e ganhar experiência na área de tecnologia para, em breve, abrir meu próprio negócio”, revela. Satisfeito com a conquista, Wladson destaca que o curso foi excelente. “A linguagem do professor é a linguagem da comunidade, então aprender foi fácil”, completou.

Novas turmas

O impacto das Vilas Sociais não para por aí. Com o compromisso de ampliar as oportunidades em 2025, novas turmas e cursos já estão sendo planejados. Interessados em participar podem buscar informações diretamente nas unidades ou entrar em contato com a Coordenadoria da Proteção Social (Cois) por meio dos números (85) 3108.0217 ou (85) 3108.0240.

Vilas Sociais

As Vilas Sociais são equipamentos do Governo do Ceará voltados para a inclusão social e a autonomia das comunidades em situação de vulnerabilidade em Fortaleza. Elas oferecem cursos de qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo, atividades esportivas, brinquedopraças e academias ao ar livre, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Serviço

Vila Social Genibaú
Endereço: rua 30 de Maio, 44, Genibaú, Fortaleza

Vila Social Canindezinho
Endereço: av. Osório de Paiva, 6200, Canindezinho, Fortaleza

Vila Social Messejana
Endereço: av. Washington Soares, 8130, Messejana, Fortaleza