Internos da UP Pacatuba celebram formatura das turmas de alfabetização
10 de dezembro de 2024 - 11:45 #alfabetização #formatura #SAP
Natasha Ribeiro - Ascom SAP - texto
Pablo Pedraza - fotos
Um passo em direção ao futuro. Esse foi o sentimento que marcou a solenidade de formatura de 25 internos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), que concluíram o processo de alfabetização por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em ambientes de privação de liberdade. O tema da colação de grau, “A estrela é você”, refletiu a importância desse momento de superação e conquista para cada um dos formandos.
A cerimônia, organizada pela equipe de policiais penais da unidade, trouxe momentos de celebração e emoção. Além da entrega dos certificados, os internos puderam prestigiar o Coral Vozes da Liberdade, que emocionou a plateia com canções natalinas. Na ocasião, também estiveram presentes os alunos dos anos iniciais, destacando a continuidade do processo educacional para todos os internos.
Outro momento especial foi o juramento dos formandos, onde os internos reafirmaram o compromisso com sua educação e a transformação pessoal. Entre os destaques da solenidade, foram homenageados internos com melhor desempenho na turma de alfabetização e nos anos iniciais no ano de 2024, reforçando a importância do esforço e da dedicação na busca por uma nova perspectiva de vida.
A iniciativa reforça o compromisso de promover um sistema prisional que valorize a inclusão e ofereça caminhos para um recomeço digno, além de representarem um marco na ressocialização por meio da educação, proporcionando aos internos oportunidades de reconstrução pessoal e profissional.
A diretora da UP-Pacatuba, Lillian Ribeiro, parabenizou os formandos. “A palavra que se encaixa neste momento é transformação. Vocês precisam transformar o mundo de vocês para que o mundo inteiro também se transforme. Todo dia é um novo começo, e hoje vocês estão estudando, amanhã poderão se profissionalizar, fazer um curso superior, se tornar até profissionais na área de construção civil. A única coisa que não podem fazer é voltar para onde estavam antes. Olhando para vocês, nada aqui parece uma cadeia, é uma sala de aula, um auditório, é um lugar de aprendizado. Isso só é possível porque um dia vocês escolheram estudar, escolheram ser agentes transformadores, principalmente na vida de vocês. Não há limite para o que podem alcançar. O tempo de recomeçar é agora. Parabéns a cada um de vocês”, enfatizou.
A professora das turmas de alfabetização, Raquel Nojosa, se emocionou ao falar dos formandos. “Estamos aqui fazendo esse processo desde o começo do ano, é um processo contínuo. Ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas sim construir juntos no dia a dia. Como professores da alfabetização, trazemos a realidade dos alunos para a sala de aula, ligando suas experiências e profissões ao aprendizado de palavras, frases e textos. Vemos a evolução deles, como muitos começaram com pouca base e, ao longo do tempo, evoluíram no processo de alfabetização. Como professora, é muito gratificante ver essa evolução e a ressocialização dos alunos, que em breve estarão utilizando esse conhecimento fora da escola. A educação representa, para mim, uma troca contínua de aprendizado. Não somos apenas nós que ensinamos, mas também aprendemos com eles. O objetivo é que, com a alfabetização, eles cheguem aos anos iniciais, ao letramento, e se sintam preparados para a vida fora da prisão. Isso é uma satisfação imensa para nós, como educadores”, concluiu.
O interno Bruno de Souza agradeceu a oportunidade. “A educação para mim significa dar um bom exemplo para meus filhos e para meus colegas. Muitos deles são idosos e precisam aprender a ler para ter uma vida mais tranquila, uma família e uma vida bem-sucedida. Saber ler é fundamental, é importante poder entender o que está ao nosso redor. Estou muito grato por participar desse evento. Embora ainda não tenha completado meus estudos, já estou ajudando os colegas na sala de alfabetização, o que é muito importante para todos nós. Sou muito grato por essa oportunidade”, afirmou.