CBMCE recebe visita da PRF para troca de experiências sobre Cinoterapia

12 de dezembro de 2024 - 14:30 # #

Ascom CBMCE - Texto e Foto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia de Busca com Cães (1ª CBCães), recebeu, nessa terça-feira (10), a visita de uma comissão da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O grupo, composto por agentes do canil central da PRF do Distrito Federal e agentes responsáveis pela reestruturação do canil da PRF no Ceará, buscou conhecer de perto o projeto social CãoTerapia.

Conforme os bombeiros militares, a CãoTerapia, iniciativa que utiliza cães como ferramenta mediadora e motivacional em intervenções e atendimentos especializados de Serviço Assistido por Animais (SAA), chamou a atenção da PRF, que está implementando seu primeiro projeto de Cinoterapia também aqui no Ceará.

“Ficamos impressionados com o excelente trabalho desenvolvido junto à sociedade, utilizando o cão como parceiro nesse processo. Esperamos em breve implementar nosso projeto com o mesmo sucesso, e posteriormente expandi-lo para todo o país, visando assim intensificar nossas ações de garantia e promoção dos direitos humanos”, afirmou a chefe do Escritório de Direitos Humanos da PRF no Ceará, Morgana Andrade.

O projeto CãoTerapia do CBMCE atende escolas, faculdades, hospitais e instituições sociais que acolhem crianças e adolescentes com necessidades especiais. O objetivo é potencializar a aprendizagem e proporcionar um ambiente agradável de convívio para o público, com a ajuda dos cães de resgate da CBCães.

Com o sucesso do projeto e o reconhecimento de outras instituições como a PRF, o CBMCE reforça seu compromisso com a sociedade cearense, atuando não só em situações de emergência, mas também promovendo ações sociais que contribuem para a qualidade de vida da população.

Agendamento de visitas

Instituições interessadas em receber a visita da CãoTerapia podem enviar um e-mail para caoterapiacbmce@gmail.com e formalizar a solicitação por meio de ofício. O projeto realiza visitas três vezes por semana, conforme agendamento prévio junto à equipe do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros.