Jovens do CS Canindezinho recebem certificação de aprendizagem profissional

12 de dezembro de 2024 - 09:27 # # # # #

Marconi Alves - Ascom Seas - texto
: Larissa Freitas - fotos

Jovens participando do Enem PPL ou do Encceja, inscritos em cursos de qualificação profissional e certificados em programas de aprendizagem profissional. Esses são alguns exemplos do avanço no sistema socioeducativo do Ceará. O trabalho realizado pela Seas no atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas nos centros socioeducativos do estado tem sido reconhecido por juízes, defensores públicos e promotores de justiça.

Celebração recente aconteceu durante a cerimônia de certificação da primeira turma do Curso de Aprendizagem Profissional do Centro Socioeducativo Canindezinho. Na ocasião, 13 jovens, acompanhados por seus familiares, receberam certificados de conclusão na área de Logística, ofertado pelo Senai, em parceria com a CMM Engenharia. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (11), na Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira.

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, fez um registro histórico do sistema socioeducativo no Estado, pontuando os avanços na educação, qualificação profissional e a parceria com o Sistema de Justiça, a iniciativa privada e o Sistema “S”. Ao mesmo tempo, se dirigiu aos jovens falando sobre a importância desse momento de certificação: “Mais do que o curso, vocês ouvirem os seus nomes na presença de seus familiares, pode ser totalmente diferente pra trajetória de vida de vocês. Aproveitam as oportunidades e boas provas no Enem”.

Missão Institucional

A auditora fiscal do trabalho, Raquel Pinto, explicou que a sua função é inserir aprendizes no mercado de trabalho: “A minha missão institucional é proteger os direitos de vocês. Espero que a gente continue com esse processo e não desista nunca. Quero agradecer ao Senai, ao Frans Beno, do eixo de profissionalização da Seas e às empresas por darem suporte a esse programa”, destacou.

A representante do Ministério Público, Antônia Lima, a juíza Kathleen Kilian, representando o GMF, e o defensor Guilherme Queiroz, representando a defensora geral, Sâmia Costa Farias, incentivaram os jovens a aproveitar as oportunidades e elogiaram esse novo momento vivido pelo sistema socioeducativo no estado do Ceará. A promotora Antônia Lima agradeceu à Seas pela articulação para que essa certificação acontecesse: “Todos nós que estamos nessa solenidade acreditamos em vocês, jovens. Parabenizo a todos os que compõem a Seas. Esse é um momento de realização de um sonho”, pontuou.

O gerente do Senai, João Giffoni, destacou que a educação transforma vidas e pediu aos jovens para nunca desistirem dos seus sonhos, garantindo que o Senai vai sempre apostar na formação deles para o mercado de trabalho. Também compareceram à solenidade 15 adolescentes do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré que iniciarão a segunda turma do Programa de Aprendizagem Profissional. Em outubro de 2025, eles devem receber seus certificados. O evento contou com a presença, ainda, da secretária-executiva dos Direitos Humanos, Raquel Andrade, do secretário-executivo da Secretaria da Diversidade, Narcísio Júnior e dos diretores do CS Canindezinho, Ariane Lavínia, e do CS Patativa do Assaré, Emerson Leonardo, além de socioeducadores e equipes técnicas.