Ceará Sem Fome reúne pactuantes para traçar ações de enfrentamento à pobreza no Estado em 2025
13 de dezembro de 2024 - 11:54 #Ações 2025 #Ceará sem Fome #natal #Pactuantes #Reunião
Ascom Gab Primeira-dama - Texto e fotos
A equipe do Ceará Sem Fome do Governo do Estado reuniu-se com os pactuantes, que atuam juntamente com o programa na superação da pobreza em território cearense, nesta quinta-feira (12), no Salão Rachel de Queiroz, na residência oficial, em Fortaleza. O momento foi conduzido pela primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas; pelo assessor especial, Cícero Cavalcante; e pela assessora jurídica, Vanessa Xavier.
O programa hoje conta com 64 pactuantes, entre eles, entes públicos, empresas e entidades ligadas a movimentos sociais. Durante o momento, foi apresentado um balanço de todas as ações que estão sendo executadas pelos signatários do pacto, no contexto do Ceará Sem Fome. Após isso, foi a vez dos representantes opinarem sobre os trabalhos já realizados, bem como os planos para 2025.
“O que mais importante hoje, e nos deixa animada, é porque não é só o Governo do Estado do Ceará, não é só o governador Elmano de Freitas, não são só as secretarias do Estado, mas sim toda uma sociedade unindo esforços no combate à pobreza no nosso Ceará. Então, continuaremos avançando. Em 2025, teremos novidades e muita integração”, destacou a primeira-dama Lia de Freitas.
Um dos signatários do pacto é Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae – Ceará), que hoje realiza, junto com o programa, as ações do + Qualificação e Renda – Empreendedorismo e Desenvolvimento. Com a trilha empreender, iniciativas que visam promover o empreendedorismo são realizadas junto a beneficiários(as) do programa. A representante, Fabiana Costa, comentou sobre essa atuação conjunta.
“É um programa que traz esse braço desafiante que é o Ceará Sem Fome, que puxa a bandeira do conhecimento e da qualificação para empreender. E isso é uma representação muito forte de posicionamento e estratégia política do Estado. É uma política pública que possibilita várias divisas para o conhecimento”, disse.
Natal Ceará Sem Fome
O momento também foi de apresentar o Natal Ceará Sem Fome e a Campanha de Arrecadação de Brinquedos. No próximo dia 20, uma solenidade com diversas crianças será realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Já no dia 23, um cardápio especial será proporcionado em todas as 1.300 cozinhas Ceará Sem Fome espalhadas pelos 184 municípios.
O desfecho da reunião do Pacto por um Ceará Sem Fome foi marcada pelas entregas simbólicas de brinquedos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que doou 4.231 brinquedos; e o Grupo Aço Cearense, que fez uma doação de 10.082 unidades.
A representante do Grupo Aço Cearense, Patrícia Barros, comentou que a presidência da empresa sempre pede que seus colaboradores cuidem das demandas do Ceará Sem Fome de forma bem aproximada, como foi o caso dos brinquedos. “A gente sempre está de portas e braços abertos. Sempre que essa notícia chega, de que uma solicitação do Ceará Sem Fome é feita para a presidência do Grupo, é repassada para nós a responsabilidade de executar essas ações. A presidência tem sempre um pedido especial para a gente: que a gente não faça apenas o repasse, mas que a gente faça isso com as nossas mãos e com o nosso carinho”, finaliza.
Além da Aço Cearense, Cagece e Sebrae, também estiveram presentes representantes das Associação Cearense de Supermercados (Acesu), do Instituto Pacto Contra a Fome, do Banco do Nordeste, do Conselho dos Direitos Humanos e Cidadania, da Rassan, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, do Grupo M Dias Branco, da Central dos Movimentos Populares, da Prefeitura Municipal de Caridade, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, da Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé, da Defensoria Pública do Estado do Ceará, do Ministério Público do Estado do Ceará, do Tribunal Regional do Trabalho, do Tribunal de Contas do Estado, da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, da Enel, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), da Fecomércio, do Conselho Regional de Nutrição, do Cepop/ Casa da Sopa, da Associação Alagbá, da União Brasileira de Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.