Com foco na atração de investimentos, Secretaria das Relações Internacionais faz balanço positivo do ano de 2024

20 de dezembro de 2024 - 10:56 # # # #

Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Foto

Fortalecer a posição do Ceará no cenário global, mostrar suas potencialidades com foco na atração de investimentos e firmar parcerias estratégicas. Essas são as principais atribuições da Secretaria das Relações Internacionais (SRI) do Governo do Estado do Ceará. E o ano de 2024 foi de grandes e importantes conquistas. Em 2024, foram realizadas mais de 90 ações estratégicas contemplando as áreas de paradiplomacia e atração de investimentos.

Na área de paradiplomacia, foram realizadas 54 ações que reforçaram o relacionamento do Estado do Ceará com diversos países, posicionando-o estrategicamente em temas como educação, saúde e desenvolvimento sustentável. Entre as iniciativas, a titular da SRI, Roseane Medeiros, destaca os trabalhos do Ceará como sede de encontros do G20 nas temáticas de educação, finanças e trabalho e emprego, além do Global Education Meeting (GEM) da Unesco. “Essas ações reforçaram a presença do Ceará no cenário global e criaram oportunidades de colaboração multilateral em diversas áreas”, afirmou.

No campo da atração de investimentos, foram executadas 40 ações que permitiram apresentar as oportunidades de negócios no Ceará e fortalecer o posicionamento do estado como um destino competitivo para investimentos estratégicos, especialmente nos setores de hidrogênio verde, amônia verde e energias renováveis. “Esses resultados refletem o trabalho contínuo do Governo do Ceará em articular, inovar e expandir fronteiras. Cada ação realizada teve como foco promover o Estado como um ator global, gerando oportunidades, atraindo investimentos e consolidando sua posição de liderança em temas estratégicos. Seguiremos avançando com dedicação e inovação para transformar desafios em resultados concretos para o povo cearense”, afirmou a secretária Roseane Medeiros.