Mais de 900 na redação do Enem: conheça um dos exemplos de trabalho na rede estadual cearense

15 de janeiro de 2025 - 15:19 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

Estratégias da rede estadual aprimoram aprendizagem em Português e apoiam estudantes na preparação para o Enem (Foto: Arquivo Pessoal)

A dedicação de professores e alunos da rede pública do Ceará tem somado, ano após ano, bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2024 não foi diferente. Na redação, por exemplo, 633 estudantes da rede estadual conquistaram notas superiores a 950 pontos – a nota máxima é de mil pontos. Por trás de cada nota há histórias de vida, sonhos construídos coletivamente e muita preparação.

Na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, no Litoral Norte, 80% dos inscritos no Enem – 140 estudantes – obtiveram nota acima de 900 na redação. Outro exemplo é a EEEP Doutor Salomão Alves de Moura, localizada em Aracoiaba, no Maciço de Baturité. Cerca de 46 estudantes da instituição também alcançaram notas acima de 900 pontos na redação.

Estudantes da EEEP Doutor Salomão, em Aracoiaba, participando de simulado de redação em 2024 (Foto: Arquivo Pessoal)

Professor de Português da Doutor Salomão, Rogério França, de 47 anos, traduz o sentimento de fazer parte dessa conquista. “Quando vejo meus alunos alcançarem suas metas, sou tomado por um turbilhão de emoções. Saber que foi importante na vida de alguém é a melhor sensação que um ser humano pode sentir. Assim, sinto-me parte integrante da escola e da vida dos meus filhos, pois é assim que eu os considero”, diz Rogério.

Professor Rogério França durante ação de reconhecimento ao desempenho de estudantes (Foto: Arquivo Pessoal)

Os alunos também reconhecem que o apoio dos gestores educacionais e professores é essencial na jornada escolar. Um deles é Ícaro Barbosa da Silva, 18, que concluiu o Ensino Médio na Doutor Salomão e obteve nota 960 no Enem 2024.

“Meus professores foram essenciais para minha evolução em produção textual. No meu primeiro ano consegui uma nota de 760 na redação no Enem. Quando iniciou o ano letivo de 2023, eu trabalhei bastante, com a ajuda dos meus professores, principalmente o Rogério França, que até mesmo nos finais de semana estava disponível para tirar minhas dúvidas”, conta Ícaro.

Em relação à redação do Enem 2024, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, o estudante revela que não sentiu dificuldade. “⁠A prova [Enem] estava ótima, não estava tão complexa assim. O tema foi algo excepcional, fácil de trabalhar por ser um assunto que se interliga a alguns outros pontos. Um tema crucial para que a população brasileira não se esqueça das próprias raízes”, avalia.

Ícaro Barbosa obteve 960 pontos na redação do Enem (Foto: Arquivo Pessoal)

A Doutor Salomão e a Marta Maria Giffoni de Sousa integram a rede coordenada pela Secretaria da Educação (Seduc), que conta com 755 escolas públicas no total, sendo 133 unidades de Educação Profissional.

As EEEPs ofertam 53 cursos técnicos para 111 municípios cearenses na Capital e no Interior. Com isso, são mais de 61 mil jovens atendidos em todo o estado. O currículo ofertado é composto pelos componentes do Ensino Médio, da formação profissional e de uma parte diversificada que inclui Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Oficina de Redação e Língua Estrangeira Aplicada. Os alunos da 3ª série também são encaminhados para estágio curricular obrigatório.

A escola de Aracoiaba, por exemplo, atende 520 estudantes em tempo integral da 1ª à 3ª do Ensino Médio, ofertando os cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Redes de Computação e Massoterapia.

Para além das metas, os sonhos

Diretora da Doutor Salomão, Queila Maria de Araújo, 54, acredita que a escola pública tem a missão de apoiar os jovens na ampliação de horizontes pessoais e profissionais. “A qualificação profissional possibilita aos jovens cearenses o acesso à universidade e, ao concluírem o Ensino Superior, proporcionar uma mudança na sua vida pessoal, bem como dos seus familiares”, explica.

Diretora Queila Maria ao lado dos estudantes (Foto: Arquivo Pessoal)

Filho da agricultora aposentada Maria Lúcia Barbosa, Ícaro também concluiu o curso técnico de Redes de Computadores na escola. Ele está otimista para pleitear uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições começam no dia 17 de janeiro. “Tentarei Engenharia de Software no campus de Quixadá [da Universidade Federal do Ceará]”, diz.

No Ceará, cada vez mais jovens de escolas públicas ingressam no Ensino Superior. Em 2023, foram 22.531 estudantes aprovados em universidades públicas e privadas. O recorde anterior de aprovados tinha sido 21.217, em 2019.

“É com grande alegria que acolhemos esses resultados, fruto de um trabalho realizado ao longo dos anos, por uma equipe comprometida com a qualidade da escola pública cearense e, principalmente, por estudantes que não medem esforços para sempre aprenderem mais e mais”, acrescenta a diretora.

Para chegar bem no Enem

O planejamento liderado pela Seduc incentiva que a preparação na rede estadual para o Enem seja iniciada ainda na 1ª série do Ensino Médio, para que os estudantes estejam acostumados a vivenciar os períodos e desafios que marcam a aplicação do Exame, que ocorre em dois dias. Na reta final, a Seduc promove o Enem Chego Junto, Chego Bem. A iniciativa mobiliza e prepara os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Enem é composto por provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

A expectativa do Enem une os profissionais de diversas áreas na Doutor Salomão. Para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é realizado acompanhamento contínuo para sanar as defasagens de aprendizagem dos alunos. Quanto à redação, existe um projeto que consiste, entre outras coisas, em alunos, com maiores habilidades, auxiliarem outros colegas. “Quando nossos alunos chegam ao terceiro ano, o trabalho é intensificado com simulados bimestrais. Além disso, produzimos duas redações por mês com feedback e correções em sala de aula”, complementa o professor Rogério.

Sala de aula, auditório, biblioteca, toda a escola vira palco para diversas atividades e projetos nos quais os protagonistas são os estudantes. Iniciativas como o Sarau literário e o projeto Chocopoético integram os alunos enquanto desenvolvem neles o gosto pela escrita e leitura.

Projeto Chocopoético, desenvolvido na biblioteca, nos horários dos intervalos do almoço (Foto: Arquivo Pessoal)

Ainda no recorte da redação, o professor Rogério França destaca a importância de trabalhar ao longo do ano letivo temas que estimulem reflexões sobre a sociedade. “A redação do Enem é fundamental para a formação cidadã dos estudantes, porque, com esse texto, os discentes têm a oportunidade de se posicionarem quanto a questões sociais importantes. Assim, eles assumem um papel fundamental na formação da cidadania, já que os candidatos são “compelidos” a refletirem e argumentarem acerca de um problema específico que atinge uma parcela marginalizada do corpo social do país, além de fazerem uma proposta que mitigue o impasse discutido”, defende.

Myllene Barbosa Coelho, 17, foi monitora de redação. Ela concluiu o Ensino Médio e o curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas no ano passado. “Tive professores maravilhosos para poder me ajudar nessa jornada e tranquilizar o meu coração quando necessário, também me orientar da melhor forma possível. O projeto realmente que eu mais gostava era de monitoria, porque era muito divertido, mas também tínhamos os aulões de redação, oficinas dentro da sala de aula”, cita Myllene.

No ano passado, Myllene estagiou na área do curso técnico

Filha do agricultor José Aldnésio Coelho e da professora aposentada Antonia Barbosa de Melo, a recém-formada tirou 940 pontos na redação do Enem 2024, e planeja cursar Design Digital na UFC, Quixadá.