SSPDS apresenta plano operacional para o Pré-Carnaval de Fortaleza 2025

30 de janeiro de 2025 - 15:35 # # # #

Lucas Memória- Ascom SSPDS - Texto
Marcos Moura- Ascom Prefeitura de Fortaleza - Foto

Integrados com as forças de Segurança da Prefeitura de Fortaleza, órgãos vinculados à SSPDS atuam para fortalecer a segurança nos polos carnavalescos

Fortalecendo a segurança em pontos estratégicos do pré-carnaval de Fortaleza, as Forças de Segurança do Ceará executam, a partir desta sexta-feira (31), o plano operacional. As ações são integradas com as forças da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) da Prefeitura de Fortaleza. No âmbito da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os trabalhos são orientados pela Coordenadoria de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol/SSPDS). Os detalhes foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (30), no Paço Municipal de Fortaleza.

Na Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão 1.265 mulheres e homens no policiamento a pé, montado e com apoio de viaturas, trabalhando durante todo o evento. O uso de policiamento montado será utilizado em pontos específicos como a Praia de Iracema, Praça do Ferreira e Conjunto Ceará. Ao todo, o reforço no policiamento será aplicado nos 20 polos de festa em Fortaleza, como Benfica, Centro, Aerolândia, Messejana, Centro Cultural Belchior, Cidade 2000, Largo da Mocinha, entre outros.

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) disponibilizará 1.380 policiais civis com o suporte de nove delegacias plantonistas, durante todo o ciclo de pré-carnaval. São elas: 2° DP, 10°DP, 13°DP, 30°DP, 32°DP, 34°DP, Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuará em pontos bases em quartéis próximos aos pólos do ciclo carnavalesco, além do suporte de viaturas de Resgate e Auto Bomba Tanque (ABT).

Forças municipais

O trabalho da PCCE, PMCE e CBMCE será integrado ao trabalho da Guarda Municipal de Fortaleza, que disponibilizará mais de mil guardas para atuação nos polos de festa. Contribuindo com as ações de prevenção, a Sesec contará com agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) em pontos estratégicos.