Palestras e apresentações artísticas celebram Abraços em Família nas unidades

31 de janeiro de 2025 - 09:37 # # # #

Ascom Seas - Texto e Fotos

O projeto “Abraços em Família” representa um momento de acolhimento e reconstrução de laços dentro dos centros socioeducativos. A iniciativa permite que jovens em cumprimento de medidas socioeducativas se reencontrem com seus familiares em um ambiente de carinho, diálogo e esperança. Neste mês de janeiro, as unidades socioeducativas do Ceará promoveram atividades com o tema “Violência, não”, incluindo apresentações artísticas e culturais.

Na manhã desta quarta-feira (29), no Centro Socioeducativo Canindezinho, jovens e seus familiares foram premiados com a excelente palestra do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Ceará, Edir Paixão que abordou o tema “Violência, não. Cada Vida Importa”. Edir contou um pouco da sua história de vida e repassou mensagens positivas para os presentes, enfatizando a palavra “paz”. Ao final, citou uma frase de Mahatma Ghandhi, um dos maiores líderes espirituais do Século XX: “Não há caminho para a paz. A paz é o caminho”.

Após a palestra do tenente-coronel Edir Paixão, o arte-educador da Seas, Eduardo Africano, reuniu um grupo de jovens para uma apresentação do Slam Proferindo, que mesclou poesia e dança. Durante o evento, Eduardo recitou sua poesia “Eu Mermo”, uma narrativa profundamente enraizada em suas inspirações da juventude. O poema expressa um grito de socorro e reflete sobre a importância de se reconhecer como grandioso e único, ao mesmo tempo em que convida à introspecção sobre a própria existência.

Outros centros

No Centro Socioeducativo de Sobral, realizou um momento de integração entre adolescentes e familiares. Dentre as atividades, a psicóloga Izabelly Morais fez uma palestra abordando o tema “Não Violência e cultura de paz. Também houve apresentação de fantoches produzidos em oficinas da unidade, bem como apresentações musicais com grupos compostos por adolescentes, sob a orientação do professor Naim. Aconteceu, ainda, uma exposição de quadros produzidos nas oficinas de arte do professor Ângelo.

No Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, o Abraços em Família explorou a temática do Janeiro Branco, falando sobre saúde mental. A palestra da psicóloga da Defensoria Pública do Crato, Priscilla Raquel Soares, abordou o autocuidado e a importância dos hábitos diários com a saúde. Houve, ainda, apresentações dos adolescentes que compuseram na Oficina de Música uma letra em alusão ao Janeiro Branco, bem como apresentação dos trabalhos de artes.