Dia Nacional da Defesa Civil: SSPDS homenageia a Cedec e ensina como receber alertas
2 de fevereiro de 2025 - 08:32 #alertas #Cedec #Defesa Civil
Helena Ximenes - Ascom SSPDS - Texto
Denilson Araújo - Foto e video
Leandro Vagner - Arte
Os momentos de catástrofes e de calamidade pública ressaltam o trabalho dos valorosos agentes da Defesa Civil, no entanto, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), integrante da estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), atua também no dia a dia do Estado em ações de prevenção e preparação para emergências, na ocorrência de desastres e na prevenção de acidentes e assistência às vítimas.
Como forma de reconhecer os esforços daqueles que estão sempre prontos, tanto em momentos de crise quanto nos períodos que antecedem situações emergenciais, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) homenageia os profissionais da Defesa Civil do Ceará que são dedicados a contribuir para a resiliência e proteção de todos nós e ensina como receber alertas da Defesa Civil.
A Cedec
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) foi instituída pelo Governo do Ceará, em 31 de agosto de 1971, com o objetivo de coordenar as providências de socorro em caso de calamidades públicas oficialmente declaradas. À época, a organização era denominada Grupo Especial de Socorro às Vítimas de Calamidade Pública (Gescap) e subordinada à então Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAb).
A designação atual, Cedec, veio em 1982, com a Lei Estadual nº 10.766. Cinco anos mais tarde, em 1987, por meio do Decreto nº 18.876, a então recém-criada Secretaria da Ação Social (SAS), passou a ser o órgão da estrutura organizacional do Governo do Ceará responsável pelas ações de defesa civil. Desde 2007, a Cedec é coordenada, em âmbito estadual, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Importância da Defesa Civil
Para o coordenador estadual de proteção e defesa civil do Estado do Ceará, o tenente- coronel BM Holdayne Pereira, houve uma ascensão descomunal em relação à atuação do órgão desde sua criação, em 1971, até os dias de hoje.
“A cada ano, a população e os gestores públicos vão entendendo a importância da Defesa Civil em nível estadual e em nível municipal, para que todas trabalhem em conjunto para proteger a população, mitigando algum tipo de ocorrência, quer seja na fase de educação preventiva, ou atuando no evento propriamente dito. Eu passei pela Defesa Civil em 2011, 2014 e 2019, e cada vez que eu volto, percebo o órgão mais capilarizado dentro dos municípios e vejo os gestores buscando cada vez mais parcerias no tocante à proteção da população”, afirma o coordenador.
Além de reduzir os efeitos danosos das secas e inundações ocorridas no Estado, e ter uma resposta imediata em casos de desastres que possam atingir o Ceará, o órgão participa de diversas frentes com ações junto à população. “Nós atuamos em situações de chuvas extremas, em movimentações de terras, em barragens que estão com risco de rompimento ou de colapso, na retirada de pessoas de áreas de risco, assim como nós podemos também ser chamados para desabamentos onde pessoas no entorno têm que ser desalojadas”, explica o tenente-coronel Holdayne.
Conjunto de ações
Ainda segundo o coordenador, a Defesa Civil realiza um conjunto de ações voltadas à prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de áreas afetadas por desastres. As atividades são permanentes e tem por objetivo atender a população atingida. Além de ações que compreendem socorro, assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e ações de recuperação da região.
“A ação da defesa civil é muito abrangente, ela tem a fase proativa, que é a fase para evitar o ocorrido, com ações educativas, e existe a fase ativa, que é justamente atuar no evento que já ocorreu e nós fazemos com que aquele local volte à sua normalidade”, ratifica.
Como receber alertas da Defesa Civil
Em caso de riscos de desastres e eventos adversos é possível receber alertas da Defesa Civil de forma simples e rápida. Para isso, é necessário realizar um cadastro totalmente gratuito e disponibilizado para toda população.
Para receber os alertas por Whatsapp, basta cadastrar o número: (61) 2034-4611, já por SMS, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da área de interesse. Em casos de alertas extremos, ainda é possível recebê-los automaticamente em TVs por assinatura durante a programação.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza e agradece a todos os agentes que fazem parte da Defesa Civil, em especial aos nossos agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) pela determinação, dedicação, coragem e o cuidado com o Estado!
Dia Nacional da Defesa Civil
Para ressaltar a importância e a necessidade da Defesa Civil, o dia 1° de fevereiro foi estabelecido como Dia Nacional da Defesa Civil, em alusão ao incêndio que ocorreu no edifício Joelma, em São Paulo, nessa mesma data no ano de 1974. O acidente deixou 187 mortos, centenas de feridos e ficou marcado na como um dos maiores incêndios da história do Brasil.