Carnaval estimula geração de emprego e renda no Ceará
11 de fevereiro de 2025 - 14:19 #Carnaval #Ceará #emprego #SET
Ascom SET - texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - foto
Para muitos o carnaval é considerado como um período de descontração e folia, mas para outros é um dos melhores momentos do para garantir uma renda extra. Com data marcada para o primeiro fim de semana de março, o setor de serviços deve manter o aquecimento das contratações temporárias para atender os foliões.
“Considerando a importância do turismo para a economia cearense e o impacto na geração de empregos, esses eventos geram oportunidades de trabalho direto e indireto, movimentando a economia formal e informal, por meio da venda de alimentação, indumentárias e bebidas. Somos um estado com vocação para o turismo, com belas praias e uma estrutura preparada para atender bem. Acreditamos que eventos desse porte são oportunidades de ampliação do número de turistas e movimentação da economia local,” avalia o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.
A análise dos últimos anos demonstra que o período está entre os que mais oferta ocupações temporárias, atrás somente da alta estação de julho e das comemorações do fim de ano. “Durante o carnaval, estima-se manter a mesma média de 2024, com a oferta de mais de 750 vagas temporárias, por meio das Unidades do IDT/SINE em todo o estado”, analisa o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Raimundo Angelo.
As oportunidades são ofertadas, especialmente nos segmentos de bares e restaurantes, transporte e hospedagem. As ocupações mais demandadas são para garçom, cumim, recreador, recepcionista, operador de caixa, vigilante e segurança de eventos.
Além da oferta de vagas, existem muitos empreendedores que aproveitam as festas para a venda de bebidas, adereços ou alimentação para os foliões. Nesse contexto, entre os meses de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, foram mais de R$ 13 milhões de reais contratados por meio do Ceará Credi para 8.028 empreendedores.
Implantado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho, o programa tem o objetivo de disponibilizar crédito para o fortalecimento ou abertura de pequenos negócios em todo o estado. O programa é executado pela Adece, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
Serviço
Os interessados nas vagas devem procurar a Unidade do IDT/SINE mais próxima ou agendar o seu atendimento através do site www.idt.org.br.
Para mais informações sobre a solicitação de crédito, acesse www.cearacredi.ce.gov.br.