Unidades do Hemoce, Academia de Segurança e Casa da Mulher Brasileira terão economia de até 26% em energia
17 de fevereiro de 2025 - 11:49 #AESP #Casa da Mulher Brasileira #Hemoce
Erivelton Celedônio - Ascom Seinfra - texto
Ascom Hemoce - foto
Dando seguimento ao cronograma de inserção de grandes equipamentos públicos, de alto consumo, no Mercado Livre de Energia, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) ampliou para 22, em janeiro, o número de órgãos e equipamentos públicos atendidos pela nova modalidade. Agora, as unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em Fortaleza, Iguatu e no Crato; a sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e a Casa da Mulher Brasileira (CMB) passam a consumir energia de fontes limpas e com previsão de economia de até 26,6%.
Com a adesão ao Mercado Livre, esses equipamentos públicos também passam a estar resguardados de mudanças na bandeira tarifária, garantindo previsibilidade orçamentária e independência de condições externas. A migração é prevista por meio de um contrato entre o Governo do Ceará e a comercializadora de energia EDP. A Seinfra promove a migração de equipamentos e órgãos para o novo sistema desde novembro do ano passado.
Na prática, dos gastos atuais com energia, a Academia Estadual de Segurança Pública deve ter uma economia de até 24,66% em suas contas. As unidades do Hemoce também ganham alívio em Fortaleza (-24,07%), Crato (-24,94%) e Iguatu (-25,86%). Já a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Capital, tem previsão de chegar a até 26,66% de abatimento em seus custos com energia.
“A transição energética já é uma realidade no Ceará e a administração pública tem procurado fazer sua parte ao dar à sociedade o exemplo de sustentabilidade a partir do consumo de fontes limpas. Dessa forma, garantimos não só uma economia aos cofres públicos, mas também um abastecimento consciente”, destaca o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.
Para o Ceará, que prevê chegar até 2029 com autossuficiência dos órgãos estaduais em energias renováveis, a ação representa uma antecipação em cinco anos deste compromisso, firmado por meio do Decreto Estadual Nº 33.264.
Unidades já beneficiadas e novas projeções
Além dos cinco novos equipamentos, já operam no Mercado Livre de Energia o Centro de Eventos do Ceará; a Arena Castelão; os hospitais regionais do Cariri, Norte, do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe; os hospitais Leonardo Da Vinci e Dr. Waldemar Alcântara, na Capital; as UPAS de Fortaleza dos bairros Autran Nunes, Canindezinho, José Walter, Messejana e Praia do Futuro; a Pefoce; e as sedes das secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e Saúde (Sesa/Bloco E).
“Nossa meta é ampliar o alcance de grandes unidades consumidoras de energia, seguindo o planejamento que prevê, para março, incluirmos a Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (UP-Sobreira Amorim), o Presídio da Polícia Militar, a Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5) e a sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)”, estima o secretário Hélio.