Roda de conversa sobre trabalho de arte compõe a programação da exposição Brasileirismo promovida pelo Sobrado

18 de fevereiro de 2025 - 09:23 # # # # # #

Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto
Alan Sousa - Foto

A atividade é gratuita e livre para todos os públicos

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido com o Instituto Mirante, realiza o Café do Zé “Trabalho de arte: poética e ofício”, com o curador da exposição Brasileirismo, Diego de Santos, nesta terça-feira (18), às 15h, na Casa do Barão de Camocim, localizada na Rua General Sampaio, 1632, no Centro de Fortaleza.

O Café do Zé é uma ação que tem o intuito de promover vivências artísticas a partir de diálogos sobre produções do campo cultural e artístico. A edição de fevereiro propõe um mergulho no processo criativo de Diego de Santos, dialogando sobre as experiências que influenciam sua produção, com destaque para o uso de materiais do cotidiano, desafiando a ideia de que a arte deve ser criada apenas com recursos exclusivos e inacessíveis.

Mediada pelo próprio artista, a conversa desmistifica a figura do artista isolado, ressaltando que a produção artística é um trabalho como qualquer outro, com seus desafios e dificuldades. Abordará a formação acadêmica local e a trajetória de parcerias com instituições e galerias de arte, discutindo como esses elementos impactam a construção do trabalho artístico e a relação entre o fazer criativo e a realidade social.

A exposição Brasileirismo, com obras de Olavo Santos, segue aberta ao público até o dia 28 de fevereiro deste ano, na Casa do Barão de Camocim. Seu acesso é inteiramente gratuito e livre para todas as idades. As visitas acontecem de terça a sexta, das 09h às 17h, e no sábado, das 09h às 16h, com intervalo para almoço.

Conheça o artista

Diego de Santos é artista visual formado em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Com exposições coletivas e individuais realizadas em importantes instituições cearenses e pelo Brasil. Vencedor do Prêmio PIPA Online 2014 – Voto Popular e do Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea 2015. Participou da primeira edição do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes. Trabalha com diferentes linguagens: desenho, fotografia, instalação, vídeo e pintura. Em sua pesquisa investiga a relação entre sociedade e natureza a partir da expansão urbana mediada pelo mercado de terras e de moradia. Curador da exposição de curta duração Brasileirismo (2025), do artista Olavo Santos, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, em Fortaleza/CE.

Conheça o Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão de expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Conheça o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim

A Casa é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). É uma das obras arquitetônicas mais antigas da capital cearense, construída no final do século XIX. Pertenceu ao Barão de Camocim, Germiniano Maia, natural de Aracati, de onde veio ainda jovem para Fortaleza e se tornou um empresário do ramo de tecidos importados. Em função do seu valor simbólico e histórico-cultural, foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural, com programação voltada às artes visuais, manifestações artísticas, como desenho, pintura, design, escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, cinema e arquitetura para realização e difusão.

Serviço:

Roda de conversa sobre trabalho de arte compõe a programação da exposição Brasileirismo promovida pelo Sobrado
Ministrante: Diego de Santos
Data: 18 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632, Centro – Fortaleza – CE)
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 9 9986-5086 (WhatsApp)